Pesquisa Atlas divulgada neste sábado (1/9) véspera das eleições 2022, crava um 2º turno entre o governador Cláudio Castro (PL), com 43,9% dos votos, e o deputado Marcelo Freixo (PSB) que tem 34% dos votos válidos, ou seja, já excluídos os brancos e nulos. Bem atrás aparece o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PD|T) com 13,6%.
O candidato do Novo Paulo Ganime, continua crescendo nesta reta final e aparece com 5,4%, ele tinha apenas 1% até 2 semanas atrás. Claro, não é o suficiente para vitória, mas mostra uma força no nome de Ganime e que pode se gabaritar para outras eleições no Rio de Janeiro. Ele é seguido por Juliete (UP), com 1,5%; Wilson Witzel (PMB), com 1,1%; Cyro Garcia (PSTU), com 0,5% e Eduardo Serra (PCB), com 0,2%. Luiz Eugênio (PC) não pontuou.
- Cláudio Castro (PL) – 43,9%
- Marcelo Freixo (PSB) – 34%
- Rodrigo Neves (PDT) – 13,6%
- Paulo Ganime (Novo) – 5,4%
- Juliete Pantoja (UP) – 1,5%
- Wilson Witzel (PMB) – 1,1%*
- Cyro Garcia (PSTU) – 0,5%
- Eduardo Serra (PCB) – 0,2%
- Luiz Eugênio (PCO) – 0%
Entretanto, a pesquisa Atlas deveria desconsiderar o nome de Witzel, já que sua candidatura foi indeferida pelo TSE, e seus votos não serão considerados pelo TSE. Caso semelhante acontece com Daniel Silveira (PTB) no Senado, mas ele ainda depende de uma decisão do próprio TSE, que dificilmente será favorável.
Em um provável 2º turno entre Castro e Freixo, o cenário é favorável para o atual governador, mas o número de nulos e indecisos podem deixar uma campanha interessante:
- Cláudio Castro (PL) – 44,7%
- Marcelo Freixo (PSB) – 34,9%
- Branco/nulo/não sabe – 20,5%
A margem de erro do levantamento é dois pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistadas 2.999 pessoas por recrutamento digital aleatório entre os dias 26 e 30 de setembro. O levantamento tem 95% de confiança. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número RJ-02230/2022.