A ESPM, escola das áreas de negócios e indústria criativa, e a ESDI, Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), realizam, de 26 a 29 de outubro, o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design – P&D Design. O evento, realizado nos campi da ESPM Glória Villa-Aymoré, na Zona Sul da cidade e da ESDI, no Centro, é um dos mais tradicionais desse setor no Brasil. Com periodicidade bienal, o P&D Design chega à sua 14ª edição em formato híbrido, com o tema O Desenho do Campo. A ideia é discutir a pesquisa e a abrangência do design na atualidade, além de refletir sobre as transformações ocorridas, sobretudo a partir da segunda metade do século 20, com o aumento da participação dos serviços na economia mundial e o avanço da tecnologia.
A programação do P&D Design conta com sessões técnicas, nas quais serão apresentados artigos e pesquisas inscritos por profissionais e pesquisadores, palestras com convidados brasileiros e internacionais, dois seminários – um sobre o legado da escola alemã Bauhaus, fundada há mais de 100 anos, e outro sobre as relações entre design e cidade –, encontros entre pesquisadores, oficinas, e o Painel de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I), com apresentação de cases e debate sobre inovação e design. O Painel P&D&I acontece em 28 de outubro, às 10 horas, e conta com a participação da professora doutora Susana Paixão-Barradas, da Kedge Design School de Marseille, na França, e do professor doutor Nelson Kuwahara, da Universidade Federal do Amazonas.
O seminário Bauhaus acontece entre os dias 26 e 28, quando será discutido o legado da Bauhaus nos dias de hoje, inclusive nas periferias, com a apresentação do projeto Célula Urbana Bauhaus. Implementado na favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, entre os anos de 2000 e 2004, o projeto tinha como propósito a formação de jovens em técnicas de vídeo e edição de imagens e som, além do incentivo a intervenções urbanas e arquitetônicas.
Entre os palestrantes do evento estão Alfredo Gutiérrez Borrero, zootécnico e professor de Design da Universidade Jorge Tadeo Lozano (Bogotá, Colômbia), João de Souza Leite, professor da ESDI/UERJ e um dos designers que participaram da revitalização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, Lesley-Ann Noel, professora no Departamento de Estudos em Design da North Carolina State University, Raquel Noronha, professora da Universidade Federal do Maranhão, e Tim Ingold, professor de Antropologia Social da Universidade de Aberdeen (Escócia).
“O P&D conta com uma programação extensa, que foi adaptada à nova realidade causada pela pandemia, e que traz um conteúdo que promove o debate sobre o design”, diz Isabella Perrotta, coordenadora do mestrado profissional de economia criativa da ESPM. “É uma oportunidade única de estar entre especialistas renomados e trocar experiências e conhecimento.”
“Além de articular atividades remotas e presenciais, o P&D se desdobra em oito eixos que, desde aspectos históricos até as novas economias, passando por questões de sociedade e aspectos tecnológicos, apresentam um amplo panorama acerca do design no Brasil de hoje”, diz Barbara Szaniecki, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Design da Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ.
Serviço
Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design – P&D Design
Onde: Campus ESPM Villa-Aymoré, Ladeira da Glória – 26 e Campus da ESDI, rua do Passeio – 80
Quando: De 26 a 29 de outubro
Inscrições e informações: Clique aqui