O “Bike sem Barreiras”, projeto que promove inclusão por meio de bicicletas adaptadas, retoma suas atividades no Rio de Janeiro no próximo sábado, (12/02), na praia do Flamengo, posto 3. Idealizado pelo grupo Ser Educacional e realizado pela UNINASSAU, o projeto tem o objetivo de proporcionar uma nova experiência de lazer para pessoas com deficiências físicas, mentais, visuais ou que tenham mobilidade reduzida.
Por meio de bicicletas adaptadas, a iniciativa possibilita passeios gratuitos pela orla e espaços públicos da cidade.
O evento acontece regularmente e conta com a utilização de três tipos de veículos adaptados: Bicicleta dupla, utilizada por pessoas com deficiência visual e um voluntário, no qual os dois pedalam em conjunto; Handbike, uma bicicleta utilizada por usuários com lesões como paraplegia, lesões modulares ou mielomeningocele; e a The Duet, uma bicicleta com adaptação para cadeira de rodas no lugar da roda dianteira.
Para Paulo César, ex-aluno do curso de Educação Física da UNINASSAU Rio de Janeiro e coordenador do Bike sem Barreiras na cidade, a experiência de participar da iniciativa é muito honrosa. “Realizar esse projeto é algo muito gratificante porque, por meio do esporte e da atividade física, a gente consegue promover a inclusão de pessoas com deficiência, de idosos e outros mais. Então é recompensador poder ver essas pessoas fazendo passeio de bike”, relatou.
A participação como voluntário na iniciativa é aberta para todos. Os interessados devem preencher um formulário presente na biografia do perfil do Instagram da Instituição (@uninassau.rj).