A vacina contra a dengue da empresa Takeda Pharma é segura, segundo os resultados das avaliações da Comissão Técnica Nacional em Biossegurança (CTNBio) emitidos nesta semana. A Comissão, de acordo com a Lei Geral de Biossegurança, tem por obrigação avaliar se tecnologias e produtos que contenham organismos geneticamente modificados são seguros para humanos, animais e meio ambiente.
A aprovação aconteceu depois de dois anos de discussão. No decorrer do período, a CTNBio encomendou pesquisas que demonstraram a segurança da vacina no Brasil, país onde há uma grande incidência de casos de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti.
Com resultados tão favoráveis, a CTNBio concluiu que há biossegurança no produto e determinou que sejam monitorados os efeitos do uso da vacina na população brasileira.
Agora, as análises passarão à alçada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que verificará se a vacina é eficaz ou não.
De acordo com a CTNBio, as análises de eficácia e uso da vacina, agora, serão feitas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).