A Instituição Sociocultural Cinema Nosso, que é uma das maiores escolas populares de audiovisual da América Latina, com mais de dez mil alunos formados em seus cursos, está com inscrições abertas, até o dia 06 de março, para cursos gratuitos de Audiovisual, Jogos Digitais e Jogos de Mesa. A iniciativa contempla mulheres cis e trans negras, indígenas e refugiadas de 18 a 29 anos, através do projeto “Empoderamento e Tecnologia: Jovens Negras no Audiovisual” que visa promover o acesso democrático à produção.
Anualmente, é escolhido um tema que prioriza o empoderamento negro, buscando trazer referências para as alunas produzirem seus projetos. Neste ano, o tema escolhido foi “escrevivências” e terá como inspirações obras da escritora Conceição Evaristo, trazendo o seu conceito que ganhou grande notoriedade nos últimos tempos.
“Vemos como de extrema importância ressaltarmos que, através da escrita, conseguimos expor as nossas experiências e vivências na sociedade enquanto mulheres negras e a cultura afro-brasileira, como uma forma de resistência, sendo ferramenta para o processo de empoderamento”, conta, Laís Muniz, Assistente Sênior de Formação Pedagógica do Cinema Nosso.
Todas as formações contarão com mentorias de gestão de carreira e workshops, que serão obrigatórios para conclusão, além da entrega de um trabalho final e da necessidade de obtenção de 75% de presença. As aulas serão em formato híbrido, online e presencial, na sede da instituição, que fica localizada no bairro da Lapa, no Centro da cidade do Rio de Janeiro.
O Cinema Nosso oferece cursos como: Cinema de Ficção; Cinema de Documentário; Laboratório de Roteiro para Séries; Jogos de Mesa e Jogos Digitais.