Veja só como é o nível de estupidez que podemos chegar, ou da falta do que fazer, a Comissão de Cultura da Câmara aprovou ontem a mudança de nome da Ponte Rio-Niterói, para quem não sabe, se chama Ponte Presidente Costa e Silva e passaria a se chamar Ponte Hebert Souza, o Betinho.
A mudança, proposta pelo deputado Chico Alencar (Psol-RJ) é devido a Costa e Silva ter sido presidente do Brasil durante os governos militares e ter sido responsável pelo AI-5. Ok, não era o mais democrata dos presidentes e levou o país ao atraso. Mas seria realmente necessário mudar o nome da Ponte?
Se formos mudar a gosto da ideologia de cada político, o que impede de que se acabe com todas as Avenidas Getúlio Vargas do país? Afinal, o ídolo dos trabalhistas foi realmente um ditador e inclusive com contatos com o governo nazista? E por que não mais para frente tirar o nome da Avenida Salvador Allende, na Barra, presidente comunista do Chile deposto pelos militares, e passaria a se chamar Presidente Augusto Pinochet, o ditador que ficou no lugar de Allende, e por aí vai.
Sem contar que isso pode servir uma afronta aos militares que admiram Costa e Silva. Há realmente a necessidade de fazer isso? Não é a toa que o país está cada dia mais dividido.