O Instituto Rio21 acessou os dados do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), que registra as vendas de medicamentos controlados. A análise dos dados trata especificamente do ano de 2020 na cidade do Rio de Janeiro. Os dados foram acessados através da Base dos Dados e são disponibilizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Como esperado, a maior parte dos medicamentos vendidos foram prescritos por profissionais associados ao Conselho Regional de Medicina. Pouco mais de 10% são prescritos por aqueles associados ao Conselho Regional de Odontologia:
Percentual de vendas de remédios controlados, por conselho prescritor. Fonte: SNGPC. Elaboração: Instituto Rio21.
Os dados mostram que quase 45% das vendas desses medicamentos na cidade são realizadas para pessoas entre 21 e 50 anos de idade. Quase 11% têm entre 0 e 10 anos de idade.
Percentual de vendas de remédios controlados, por idade. Fonte: SNGPC. Elaboração: Instituto Rio21.
Uma informação a título de curiosidade é que, durante o ano de 2020, a Azitromicina foi a sexta droga mais vendida na cidade do Rio de Janeiro, coincidindo com um período em que a droga era indicada erroneamente como eficaz contra a Covid-19. Ainda assim, a droga possui uma série de outros usos, em particular no tratamento de infecções bacterianas, e também era muito vendida na cidade em anos anteriores.