Uma das principais ruas do Flamengo, a Avenida Oswaldo Cruz fica localizada às margens do Aterro do Flamengo e da Praia de Botafogo. Basicamente residencial, o trecho contempla uma série de condomínios, entre eles, muitos com fachadas mais antigas, relembrando aspectos arquitetônicos do Rio antigo.
Próximo do Morro da Viúva, a avenida, por ter uma característica mais expressa, tem um trânsito relativamente tranquilo em boa parte do dia. São poucos os ônibus que passam por ali, se comparado com outras regiões do Rio.
Mas afinal, quem foi Oswaldo Cruz?
Oswaldo Gonçalves Cruz nasceu no dia 5 de agosto de 1872, em uma cidade do interior de São Paulo chamada São Luiz do Paraitinga. Ele era filho do casal formado por Bento Gonçalves Cruz e Amália Taborda Bulhões Cruz, que, além de Oswaldo, tiveram ainda outras cinco filhas.
Oswaldo Cruz foi um sanitarista que se tornou um dos grandes expoentes da saúde pública no Brasil. Ele ficou conhecido por atuar na análise de diversas epidemias, propondo a criação de soros e vacinas. Atuou também para acabar com a varíola, febre amarela e peste bubônica no Rio de Janeiro, no começo do século XX.
O pai de Oswaldo Cruz era médico e, a partir de 1877, passou a praticar o ofício no Rio de Janeiro, a capital do Brasil. Lá Bento Gonçalves tinha uma pequena clínica com um número satisfatório de clientes. Oswaldo Cruz seguiu os passos do pai e, em 1886, ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.