A sexta Pesquisa de Avaliação da Gestão Municipal foi realizada no início do mês de março pelo Instituto Rio21 em parceria com o DIÁRIO DO RIO. O objetivo da pesquisa é mapear a forma como os cariocas avaliam a atuação da Prefeitura nas suas várias frentes de atuação. Já foi publicada uma matéria sobre a pesquisa neste link.
No que diz respeito à avaliação da gestão da Saúde, houve um leve aumento nas avaliações positivas, motivadas principalmente por um aumento nas avaliações como “Boa” (+5,8%) e uma queda nas avaliações como “Ruim” (-7,2%):
Atualmente, os cariocas que residem no Centro são os que melhor avaliam a gestão da saúde, com mais de 45% de avaliações “Ótima/Boa”. Entre a edição da pesquisa realizada em novembro de 2022 e a de março de 2023, as avaliações positivas aumentaram em todas as zonas, exceto na Zona Norte, onde houve uma queda de pouco menos de 5%:
Além disso, a pesquisa também revelou que os homens cariocas avaliam melhor a gestão da saúde do que as mulheres, com uma diferença de 10 pontos percentuais nas avaliações “Ótima/Boa” entre os dois grupos. Inclusive, mais de 45,1% das cariocas avaliam a gestão da Saúde como Ruim ou Péssima.
Os dados levantados pela pesquisa mostram, de forma geral, um leve aumento na satisfação da população carioca em relação à gestão da saúde em comparação à edição de da pesquisa realizada em novembro. No entanto, o alto percentual de avaliações negativas entre as mulheres, além da queda de avaliações positivas na Zona Norte, são um sinal de alerta de que os serviços da área da saúde ofertados pela Prefeitura ainda não atendem às expectativas de uma parcela considerável dos cariocas.