A Secretaria de Estado de Educação (SEE) foi autorizada pelo governador Cláudio Castro (PL) a contratar 677 professores temporários para atuar na rede estadual de ensino. A SEE também foi autorizada a prorrogar os contratos de 1.323 professores dedicados às turmas do Ensino Fundamental e Médio. As medidas foram publicadas no Diário Oficial, desta quarta-feira (29).
Com as autorizações, Cláudio Castro integrou mais de 2.000 profissionais às salas de aula do Rio, neste ano letivo.
“Este será o ano da educação. A contratação dos professores é mais uma das medidas implantadas pelo governo para melhorar o ensino público estadual,” disse o chefe do Executivo estadual, cuja iniciativa foi celebrada pela secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto: ”A iniciativa do governo é fundamental para garantia do acesso e permanência dos nossos jovens em sala de aula. Afinal, os professores são os verdadeiros pilares do ensino”.
A formatação do contrato dos professores prevê a oferta, de até 20 vagas, para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com 22 horas semanais. Esses profissionais suprirão vagas em unidades prisionais e socioeducativas. Há, até 15 vagas, também com 22 horas semanais, para os anos iniciais do Ensino Fundamental, para unidades escolares indígenas. Com maior número de vagas estão: Docente I, com 18 horas semanais, e 400 vagas; e Docente I, com 30 horas semanais e 242 vagas.
De acordo com os dispositivos legais, as contratações deverão contemplar: pessoas portadoras de deficiência (5%), negros e índios (20%), e candidatos com hipossuficiência econômica (10%).
Em, até 10 dias, devem ser publicadas no Diário Oficial do Estado, as normas complementares para seleção e recrutamento dos profissionais.