A fundadora do lendário grupo Quarto em Cy – formado apenas por mulheres -, Cynara morreu, nesta quarta-feira (11), aos 78 anos, no Hospital Prontocor, na Tijuca, Zona Norte do Rio, onde estava internada. A causa da morte não foi revelada. A comunicação do falecimento da cantora foi feita através de uma rede social:
“É com muito pesar que informamos que Cynara, integrante e fundadora do Quarteto em Cy, nos deixou hoje, dia 11/4/23, terça-feira, pela manhã. Agradecemos aos amigos, fãs, colegas virtuais, pelo carinho, amor e fraternidade”, dizia a publicação.
Ainda de acordo com o comunicado, a jornada de Cynara teria sido rica e “incrível” pelo lado profissional, e também pela família, que era sagrada para a cantora, que deixou três filhos e quatro netos. A nota citou um trecho de uma música de Chico Buarque e Tom Jobim, interpretada por ela em parceria com Cybele (falecida em 2014), no Festival Internacional da Canção de 1968, no Maracanãzinho – “Vou voltar, sei que ainda vou voltar, para o meu lugar…”.
Natural de Ibirataia, na Bahia, Cinara de Sá Leite Faria nasceu no dia 7 de janeiro de 1945, tendo se mudado com as irmãs para o Rio de Janeiro ainda na juventude. Na ocasião, as jovens foram apadrinhadas pelo compositor Vinicius de Moraes, estreando oficialmente como um grupo musical em julho de 1964, quando gravaram o primeiro disco, chamado “Quarteto em Cy”.
Com quase 60 anos de carreira, o Quarteto em Cy teve uma trajetória bonita, mas com pausas e reconfigurações, que incluíram a saída de Cilene do conjunto em 1966. Cynara e a irmã, Cyva eram as últimas integrantes da formação original do grupo. Cynara foi casada com Ruy Faria, ex-integrante do MPB4, falecido em 2018.