O réveillon é um dos principais eventos de nosso Rio de Janeiro, só perde para o Carnaval, então são milhões de cariocas e turistas pelas ruas e praias da cidade, ou seja, é lixo que não acaba mais, até porque sabemos que a educação, infelizmente, não é nosso forte. Para isso é feita uma verdadeira operação de guerra pela Comlurb, para que tudo fique nos trinques, ao menos na orla, até as 10h da manhã do primeiro dia do ano.
Vamos aos números!
-
Limpeza começa às 6h da manhã
-
Previsão de terminar às 10h, restabelecendo o padrão de limpeza das praias e vias de acesso
-
89 sopradores ( 100 vezes mais eficientes do que as vassouras na remoção da areia acumulada na orla de pedras portuguesas, devolvendo essa areia para as praias).
-
3.220 trabalhadores , 2.440 contêineres e 371 viaturas e equipamentos (Ilha do Governador, Sepetiba, Guaratiba e Piscinão de Ramos, orla, exceto Copacabana).
Em Copacabana
-
1.289 trabalhadores
-
1.000 contêineres, de 240 litros,
-
10 Laranjões, (armazenam 900 kg)
-
97 viaturas e equipamentos,ntre eles, varredeiras, caminhões compactadores, caminhões basculantes, caminhões de carro pipa, tratores e minitratores.
-
Quatro ecopontos, exclusivamente para descarte voluntários de materiais recicláveis
Para os garis:
-
47.760 copos de água
-
494 sacos de 20 Kg de gelo;
-
4375 saches de protetor solar
-
4.705 capas de chuva (se necessárias)
-
4.572 kits com frutas, sucos, biscoitos e sanduiches.
Agentes do Lixo Zero vão intensificar a fiscalização nas praias do Rio neste final de ano
Cento e duas equipes do Programa Lixo Zero estarão intensificando as ações de fiscalização nas praias de Copacabana, Ipanema, Leblon, Arpoador e Leme, nos dias 30 e 31, das 8h até às 20h. No dia 01 de janeiro, as equipes estarão atuando das 13h até às 20h nas mesmas praias. A equipe de divulgação do Lixo Zero vai realizar ações de conscientização no dia 31 em Copacabana.