Em peregrinação pelo Brasil, a imagem de Nossa Senhora de Fátima foi recebida por políticos e funcionários da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesta quinta-feira (11). Ao todo, 12 imagens da Santíssima Virgem já passaram por inúmeras cidades dos continentes americano, africano e europeu. Uma missa, que foi realizada na Capelania da Alerj, contou com a presença de diversos fiéis. Em seguida, a imagem da Virgem Santa, que veio de Portugal, foi levada ao plenário da Casa pouco antes do início das suas atividades.
“Receber a imagem de Nossa Senhora tem uma importância muito grande porque simboliza muito para o povo que trabalha aqui todos os dias. É muito importante trazer aqui para dentro a fé, que é a coisa mais importante que nós temos, para que a gente possa atender à nossa população tão sofrida. É através da fé, da união e do respeito ao próximo que vamos conseguir isso”, afirmou o deputado Brazão (União), 1º vice-presidente da Alerj, ao receber a imagem da Santa no gabinete da presidência.
Para o deputado Fred Pacheco (PMN), que participou da missa em honra da Virgem Maria, a mensagem de Nossa Senhora de Fátima é de grande relevância para a vida dos cristãos. A presença de Maria, na Alerj, segundo Pacheco, representa uma demonstração do caráter democrático da Casa.
“Esse é um momento muito importante para nós, católicos, sobretudo para demonstrar um ato de democracia e de expressão de civilidade. Quero agradecer ao presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, porque, quando ele nos permite ter a imagem peregrina nesta Casa, temos a chance de exercer a nossa fé. Não somente nós católicos, mas todos aqueles que se conectam com as diretrizes de Deus: os irmãos evangélicos, umbandistas ou mesmo aqueles que preferem não exercer sua fé. Assim que se determina um bom Estado laico, que não é um Estado sem fé, mas que permite a cada pessoa exercer a sua”, comentou o deputado.
A missa foi celebrada pelo padre Manoel Pacheco, da Capital Metropolitana do Rio de Janeiro, que enalteceu a importância da Virgem Maria como “mãe de todas as culturas e diferenças”.
“Para o nosso mundo de hoje, Nossa Senhora de Fátima vem trazendo a centralidade da mulher no mundo da política e no mundo social, essa mulher que está disposta e faz uma opção autêntica pela transformação de nossas estruturas”, afirmou o religioso, cuja celebração foi dedicada, em parte, a praticantes e não praticantes de outras religiões.
Também participaram da cerimônia os deputados Luiz Paulo (PSD), Márcio Gualberto (PL), Martha Rocha (PDT), Índia Armelau (PL), Sérgio Fernandes (PDT), Luiz Cláudio Ribeiro (PSD) e Otoni de Paula Pai (MDB).
Turismo religioso
O Rio de Janeiro, com os seus inúmeros templos, especialmente católicos; representa um grande hub para o turismo religioso, como defendeu o fundador da Associação Arquidiocesana Tarde com Maria, o advogado Berthaldo Soares, responsável pela vinda da imagem peregrina para o Brasil. Ele defende que cidade componha o roteiro da peregrinação de fiéis para Aparecida do Norte, no interior de São Paulo .
“O Rio de Janeiro tem vocação, é uma cidade abençoada. Nós precisamos apostar na peregrinação dos fiéis. É fundamental a Alerj colocar o coração, os olhos e a mão para ajudar o turismo religioso”, destacou Berthaldo Soares, lembrando que outras religiões também seriam beneficiadas pela medida.
O advogado foi homenageado com uma Moção de Louvor e Aplausos entregue pelo deputado Fred Pacheco.