No último sábado (20/05), o seminarista brasileiro Guido Schäffer, falecido em maio de 2009 enquanto surfava na Praia do Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio de Janeiro, foi proclamado venerável pelo Vaticano, sede mundial da Igreja Católica.
O reconhecimento aconteceu por meio do Decreto do Dicastério das Causas dos Santos e é uma etapa importante no processo de beatificação de Guido.
”Com o mesmo empenho, continuaremos divulgando o Venerável Guido Schäffer, pedindo sua intercessão e aguardando que possamos ter um milagre reconhecido para que ele se torne beato. Agradecemos a todos que colaboraram e rezaram conosco ao longo deste caminho”, publicou a página de Guido no Instagram.
A beatificação é uma das etapas de reconhecimento do catolicismo no que diz respeito à santidade de uma pessoa. Já a canonização é a última fase, quando ela oficialmente é declarada como santa.
A Guido, são atribuídos milagres e curas, o que mobilizou diversos fiéis a pedirem sua canonização. Seus defensores, inclusive, ponderam que a imagem de um santo jovem e esportista pode ajudar a Igreja Católica a se reconectar com o público mais novo.
Quem é
Nascido em 22 de maio de 1974 em Volta Redonda, na região Sul do estado do RJ, Guido Vidal França Schäffer tinha 34 anos quando faleceu. Ele era médico voluntário na Santa Casa de Misericórdia, atendendo gratuitamente moradores de rua. Na época de sua morte, faltava pouco tempo para ser ordenado padre.
Homenagem
Em julho de 2022, foi inaugurado no calçadão do Recreio, na altura do Posto 11, um quiosque com temática do Cristo Redentor. Trata-se de uma parceria entre o Santuário que administra o principal ponto turístico carioca, a Academia Brasileira do Samba e a concessionária Orla Rio visando fomentar o turismo religioso e homenagear o médico e seminarista. O trecho local, entre a Avenida Albert Sabin e a Rua Hélio de Brito, inclusive, é conhecido como ”Praia do Guido”, por ter sido onde ele morreu.
Gostaria de obter um orçamento a respeito do imóvel em questão com 2 quartos.
O mais simples possível.
Atenciosamente
Jorge Luiz