O Instituto Rio21 está utilizando dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) para avaliar a situação da segurança na cidade do Rio de Janeiro. Com base nos registros de janeiro de 2022 até março de 2023, a última atualização disponível, foram revelados números alarmantes sobre o roubo e furto de celulares, problema que afeta muitos cariocas.
Constatou-se alguns picos nos casos de furto de itens em geral. Em alguns meses eram registrados cerca de 7 ou 8 mil casos mensais; porém, em outros, esses números avançaram para 9 e quase 10 mil em alguns casos.
Essa oscilação preocupante se refletiu no furto de celulares. No primeiro trimestre de 2023, janeiro apresentou um aumento de 43,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, e um aumento ainda maior em fevereiro, atingindo 65,7% a mais que no mesmo mês em 2022.
Além disso, os roubos de celulares tiveram um considerável aumento entre junho e dezembro de 2022. Por outro lado, os furtos têm se mantido em níveis acima do comum pelo menos desde setembro de 2022.
É importante ressaltar que o aumento no número de furtos de celulares acompanha uma tendência geral de aumento no furto de outros itens, o que demonstra a urgência de ações das autoridades responsáveis para auxiliar no combate à criminalidade. A população carioca enfrenta diariamente o medo de ter seus pertences subtraídos, comprometendo sua segurança e qualidade de vida. É imperativo que o governo implemente políticas e investimentos eficazes, que fortaleçam a segurança pública e reduzam esses índices alarmantes.
O Instituto Rio21, por meio de suas análises, continuará acompanhando e reportando os desdobramentos desse problema, buscando contribuir para a construção de um ambiente mais seguro e confiável para todos os cariocas.