O Instituto Rio21, em análise dos dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) referentes ao período de janeiro de 2022 a março de 2023, observou uma tendência de queda nos casos de roubo de caixas eletrônicos e bancos na cidade do Rio de Janeiro.
Uma das constatações mais significativas da análise é a ausência de registros de roubo a bancos na cidade entre outubro de 2022 e março de 2023. Outro ponto de destaque é que os números de casos de roubos a caixas eletrônicos não passaram de 3 por mês entre julho de 2022 e março de 2023:
Durante o primeiro trimestre de 2023, foram registradas 8 ocorrências de roubos a caixas eletrônicos na cidade. Isso corresponde a 7 casos a menos que no mesmo período em 2022, quando foram registradas 15 ocorrências:
Os números são melhores do que observamos no primeiro trimestre do ano passado, mas ainda há muito que se fazer pela segurança pública da cidade e do estado de forma geral. Os resultados ressaltam a importância do trabalho conjunto entre as autoridades, as instituições financeiras e a sociedade como um todo na busca por um Rio de Janeiro mais seguro. As estratégias de prevenção, a tecnologia e o fortalecimento das forças de segurança são fundamentais nesse processo.
A divulgação desses dados permite que a população esteja informada sobre a realidade do Rio de Janeiro e estimula a continuidade dos esforços para a melhoria da segurança pública. Por isso, o Instituto Rio21 publicará mais algumas matérias a esse respeito nos próximos dias.