Três postos de combustível do Rio são interditados por vender etanol adulterado

Os estabelecimentos que ficam nos bairros de São Cristóvão, Taquara e Jacarepaguá forneciam etanol hidratado com metanol, em níveis acima do permitido, o que é vedado por lei

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem Meramente Ilustrativa - Foto: Reprodução/Internet

Na segunda-feira (12/06), três postos de combustível, foram interditados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A fiscalização realizada esta semana constatou que eles comercializavam etanol hidratado com presença significativa de metanol, o que é vedado por lei, por sua toxicidade. A informação é da Agência Brasil.

Os estabelecimentos citados, estão localizados nos bairros de São Cristóvão, Taquara e Jacarepaguá. E tiveram suas bombas e tanques de etanol lacrados.

O metanol inalado ou ingerido, pode causar irritação nos olhos, nariz e garganta, bem como dor de cabeça, náuseas e tonturas. Além disso, em contato com a pele, pode desencadear problemas dermatológicos. A exposição contínua à substância afeta ainda o sistema nervoso. Em casos mais graves, há danos em órgãos como o fígado e os rins.

A análise laboratorial de amostras coletadas, constatou-se a presença de metanol em concentrações que chegavam a 81,2%. Com o resultado indicando a adulteração, agentes da ANP retornaram na terça-feira (14/06) aos postos de combustíveis para determinar a interdição das instalações.

Os três postos foram autuados e serão alvo de processos administrativos. Segundo as diretrizes da ANP, a inclusão de metanol no combustível em percentual acima de 50% deve ser punida com base na Lei Federal 9.847/1999, aumentando a multa em 2.000%. Neste sentido, pode ser cobrado um valor superior a R$ 100 milhões.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Três postos de combustível do Rio são interditados por vender etanol adulterado

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui