O Rio de Janeiro que já contava com uma pista exclusiva para o BRT, há exatamente seis meses atrás, no dia 16 de dezembro de 2022, a Prefeitura do Rio entregou os 48 “amarelinhos” (nomeados os novos carros da frota). A requalificação do sistema significou para os seus usuários menos tempo de espera, mais rapidez para chegar ao destino, mais conforto no deslocamento e mais qualidade de vida.
Desde dezembro, a MOBI-Rio registrou cerca de 80 mil passageiros transportados a mais diariamente (de 242 mil para 320 mil). Com mais ônibus rodando, outra melhoria importante foi a redução nos intervalos das linhas. No corredor Transolímpica, a queda foi de até 42% no horário de pico, passando de 12 minutos para sete de espera. O número de passageiros transportados aumentou 60% só nesse corredor.
A Prefeitura do Rio comprou no ano passado 561 novos ônibus para requalificação do Sistema BRT. Destes, 291 veículos já fram entregues. A partir de novembro deste ano, até março de 2024, a cidade receberá os outros 270 articulados comprados para atendimento aos corredores Transbrasil e Transoeste (atualmente em obras). A previsão é que o Sistema BRT opere plenamente com seus quatro corredores e com 100% dos ônibus novos no início do próximo ano. A requalificação do sistema significou para os seus usuários menos tempo de espera, mais rapidez para chegar ao destino, mais conforto no deslocamento e mais qualidade de vida.
Como sempre nossa política com o planejamento futuro ZERO. Porque não trilhos ? Afinal o VLT no centro foi um desperdício de trilhos,já que só anda vazio fazendo TUR pelo centro do rio… Enquanto isso as vias BRT sobrecarregadas pelo excesso de pessoas … 4 BRTs = 1 VLT… Mas no caso o foco não é a população e sim as empresas contratadas para fornecer os serviços INFLACIONADOS…