Elaborado para promover o desenvolvimento econômico e cultural nas áreas rurais através de atividades turísticas, o Guia de Turismo Rural RJ da Costa Verde foi lançado, nesta quarta-feira (28/6), pela Secretaria de Estado de Turismo e pela TurisRio, em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA). A cerimônia de lançamento foi realizada no hotel Portobello, em Mangaratiba.
O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, comentou que o fortalecimento de cidades do interior representará um grande diferencial no setor de turismo fluminense, além de mudar as realidades regionais.
“O Guia do Turismo Rural é mais um passo no trabalho que temos feito de qualificação dos destinos, ajudando cada município a enriquecer suas ofertas de produtos e serviços turísticos. Não adianta nada a gente fazer o trabalho de promoção do Rio de Janeiro para os mercados nacionais e internacionais se as nossas cidades não estiverem preparadas para receber esses visitantes. E quero fazer um reconhecimento especial aos municípios dessa região, que têm se esforçado pelo desenvolvimento do turismo, que é uma das principais regiões do estado de interesse do turista internacional”, disse Tutuca.
Os guias dos municípios dos municípios de Itaguaí, Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty destacam as características específicas de cada região. O trabalho conta ainda com um QR Code, através do qual é possível ver a localização da cidade no mapa, acessar informações sobre agendamento de visitas, saber quais estabelecimentos contam com selos Pet Friendly, entre outras funcionalidades.
O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Dr. Flávio Ferreira, desatacou a importância da parceria entre a agricultura e o turismo para o desenvolvimento do interior.
“Hoje é um dia importante para a agricultura e o turismo fluminense. O Guia de Turismo Rural RJ da Costa Verde conta com uma lista vasta de atrações pela região, com foco na agricultura familiar, que movimenta a economia do estado”, comentou o secretário.