Subir e descer os mais de 300 degraus da Igreja Nossa Senhora da Penha, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, tem um simbolismo religioso. Promessas são pagas por graças alcançadas nessa difícil caminhada. Contudo, o percurso feito, tradicionalmente, por pessoas, certa vez foi realizado por um carro.
Lançando o modelo Fiat 147 no Brasil, a marca italiana fez o veículo subir e descer a escadaria para mostrar que o carro era resistente e potente. No final, deu tudo certo. A propagando fez história e ajudou a vender o possante por aqui.
“Essa robustez do Fiat brasileiro foi fundamental para a fabricante ainda estreante no Brasil encarar modelos consagrados, como VW Fusca, Ford Corcel e Chevrolet Chevette, não poderia ser diferente”, escreveu Henrique Rodriguez na Revista Quatro Rodas.
Na propaganda é dito que o carro fará o percurso “sem nenhuma preparação especial” e elogiou a suspensão do veiculo.
O Fiat 147 derivava da versão italiana que por lá era chamado de 127 e foi lançado em 1971 na Europa. “A primeira aparição do modelo no Brasil ocorreu durante o X Salão do Automóvel, realizado no dia 18 de novembro de 1976, na qual 15 unidades que receberam cores diferentes e, inclusive, protótipos de 147 movidos a álcool”, disse Fernando Garcia no Portal IG.
A Igreja de Nossa Senhora da Penha de França, mais conhecida como Igreja da Penha, tem origem em 1635. Sua construção se deve por devoção do Capitão Baltazar de Abreu Cardoso, que era dono de toda a área no entorno do atual santuário. Enquanto ele subia o penhasco, se deparou com uma serpente e pediu socorro à Nossa Senhora.