Localizado na Estrada do Rio Grande 2695, no bairro da Taquara, o espaço cultural Casa Groov vem promovendo eventos que visam movimentar a cena cultural de Jacarepaguá e regiões próximas. Neste sábado, 22/07, acontece o “Groov – Desvio de delírio”, que está indo para sua segunda edição.
A ideia do evento veio dos idealizadores da Casa Groov, Gabrielle Leal e Lucas Dias, juntos com mais dois artistas locais: Luciana Ramos, estudante de história da arte na UERJ e Thiago Filgueiras (Del), que trabalha com marketing. No “Desvio de delírio” rolam diversas intervenções artísticas, como modelos vivos para ilustradores e amadores desenhá-los, apresentações de teatro, musicais, DJs, exposições e muito mais.
A primeira edição teve a presença de Elton e Douglas, que são músicos e clientes da Casa Groov. Além deles, Rodrigo Sangodaré, ator, artista e professor, que também é morador da área, participou do primeiro evento.
Rodrigo cria máscaras teatrais usando-as em alguns números de apresentações. Para o evento, o artista levou seu personagem “Horácio”, que foi parte da programação, assim como suas máscaras expostas para todos experimentá-las.
“As máscaras são essenciais nesse projeto. De forma a trazer a estranheza e sendo assim a peça chave para fazer o telespectador entrar no mundo não convencional da arte”, destaca Gabrielle Leal.
Nesta edição, o convidado é D. Quispe, que é brasileiro-boliviano, poeta e professor de inglês. Ele participou de diversas oficinas literárias no Brasil, no Chile e nos Estados Unidos. Publicou seus textos em antologias poéticas em português e espanhol. “Ressaca de álcool, saliva e lágrimas” é o seu livro de estreia: uma obra multissensorial feita com a participação de atores, além de ilustrações da editora. Na Casa Groov, o artista fará leituras performáticas de poemas autorais e colocará o seu livro, além de itens artesanais, à venda. Para saber mais de seus projetos de Oficina Poética e Podcast, veja o perfil no instagram @eus.liricos.
“O público almejado não é necessariamente apenas artista, o projeto busca oferecer a arte em sua própria maneira de ser para que todos possam alcançá-la. O evento é um convite a todos, com entrada gratuita e busca fomentar arte e cultura para os frequentadores da Casa e moradores de Jacarepaguá e adjacências. Oferecendo atividades que jamais foram feitas na região e assim quebrar essas barreiras para que todos possam ter acesso a esse misto de sensações, expressões e sentimentos”, afirma Gabrielle Leal.