Entre os anos de 2009 e 2012, a equipe do cineasta Cristiano Abud acompanhou o sambista Wilson das Neves (1936-2017) e o resultado foi o documentário “O Samba é Meu Dom” que retoma a trajetória do músico, considerado o maior baterista de samba do século passado. O longa será exibido nesta terça-feira (01/08), no CineFesta, evento da Fundição Progresso que mistura cinema e música.
Além do depoimento do próprio sambista, o filme conta com entrevistas de artistas como Chico Buarque, Elza Soares, Paulo César Pinheiro e Aluisio Machado que serão conferidas a partir das 19h30.
À frente do palco revelou-se como sambista de classe e foi reconhecido nacional e internacionalmente. Considerado o maior baterista brasileiro de todos os tempos, participou de inúmeros discos considerados verdadeiras obras-primas da MPB e tocou com praticamente todos os maiores nomes de nossa música ao longo dos 50 anos de carreira e de mais de 600 gravações. Ele também foi considerado um grande e premiado intérprete do samba, tendo sido inclusive indicado para o Grammy Latino.
O projeto do documentário é do produtor mineiro, Alexandre Segundo, que trabalhou com das Neves em seus últimos anos de vida e que também deu vida ao álbum póstumo Senzala e Favela. O disco lançado recentemente pelo selo musical FundiSom, que conta com a parceria da Fundição Progresso, reuniu parceiros e amigos para uma merecida homenagem ao sambista.
Ficha Técnica:
- 1h 20min / Documentário
- Direção: Cristiano Abud
- Roteiro Felipe Hutter
- Elenco: Wilson das Neves, Chico Buarque de Hollanda, Aluisio Machado
- Título original: O Samba É Meu Dom
Serviço:
- Local: Terraço do Mezanino
- 19h – Abertura da casa
- 19h30 – Projeção do Filme
- Classificação: Livre
Ingressos:
- R$ 15 (meia-entrada // meia-entrada solidária)
- R$ 30 (inteira)