‘Festival Santa História’ chega na Zona Oeste do Rio no fim do mês 

A segunda edição do festival gratuito terá um olhar atento à acessibilidade e inclusão com atrações garantidas para todas as idades

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Em sua segunda edição, o Festival Santa História, chegará na Areninha Carioca Sandra Sá, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, no último domingo de agosto (27/08), das 11h às 17h, com todo o seu universo de atividades em diferentes espaços e formatos para a população da região aproveitar um evento pensado para toda a família.

A produtora cultural local, Andressa Lobo, afirma que a região é um verdadeiro celeiro de artistas que, muitas vezes, precisam sair do território para serem reconhecidos ou conseguirem trabalhar com sua arte. 

Quando realizamos um evento desses em Santa Cruz, damos palco aos nossos artistas que poderão se apresentar para amigos e familiares, já que estão mais perto de casa. Quando fui chamada para integrar o projeto fiquei encantada com a proposta. O fato da primeira edição ter acontecido em Santa Teresa faz com que a gente sinta o mesmo prestígio que Santa Teresa tem. Um dia inteiro de intervenções artísticas para todas as idades e, aos pouquinhos, acompanhamos mais oportunidades como essas no nosso território e seguimos trabalhando para ampliar as perspectivas e os horizontes de quem vive aqui“, conclui a produtora cultural. 

Além das mais de 20 atrações culturais, o evento também recebe uma feira de economia criativa que ocupará o espaço externo da Areninha com barracas de alimentação, venda e exposição de livros e produtos ligados à infância e à arte da narrativa. Oficinas práticas e rodas de conversa acontecerão em paralelo às apresentações artísticas e muitas outras atividades. 

De acordo com Priscila Mayer, idealizadora e coordenadora de produção do Festival Santa História, o acesso e a democratização da cultura sempre foram uma das primeiras preocupações da equipe, “Desde que sonhei com o Santa História e chamei os amigos pra primeira edição, planejamos fazer dele um festival literário com ações de cultura voltadas para toda e qualquer família, sem deixar ninguém de fora. Esse era o nosso objetivo e, dessa vez, através do FOCA, nós conseguimos!”

Financiada pela Prefeitura do Rio através do Edital de Fomento às Artes Cariocas (FOCA), a iniciativa traz para esta edição 16 performances artísticas que estarão no palco da Areninha Sandra Sá e foram selecionadas através de um edital aberto. A maior parte das vagas foi preenchida por talentos da Zona Oeste e ao menos onze delas apresentarão trabalhos com temática antirracista e/ou negra. Dentre todos os trabalhos, quase metade deles trarão a acessibilidade como tema principal, incluindo, entre os artistas, pessoas com deficiência.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 'Festival Santa História' chega na Zona Oeste do Rio no fim do mês 
lapa dos mercadores 2024 'Festival Santa História' chega na Zona Oeste do Rio no fim do mês 

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui