O Hotel Windsor Oceânico, localizado na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, recebe entre os dias 23 e 25 de agosto, o congresso 3rd Internacional & SRS Latam Robotic Surgery e 2º COLCIR Congress, no qual serão apresentadas as novidades internacionais relacionadas a cirurgia robótica e digital, conexão entre cirurgia digital e realidade aumentada, além de realidade virtual metaverso e medicina em terceira dimensão. O evento contará com a presença de 130 palestrantes internacionais e 1.100 participantes.
Uma das novidades que serão apresentadas é o sistema MARS, da empresa Levita Magnetics, uma plataforma robótica destinada à realização de cirurgias abdominais de alto volume. O MARS, ainda inédito no Brasil, foi recentemente aprovado pelo FDA, nos Estados Unidos. A ferramenta funciona a partir da interação de ímãs e novas tecnologias e foi projetado para ocupar espaços reduzidos, podendo ser usadas em salas de cirurgia e até em cirurgia ambulatorial.
“O MARS tem o potencial de remodelar a indústria cirúrgica e mudar para sempre a medicina”, afirmou o Dr. Alberto Rodriguez-Navarro, cirurgião, fundador e CEO da Levita Magnetics, que estará no Rio para o congresso.
Plataformas já em uso no Brasil, como Da Vinci, Versius e Hugo, também farão apresentações dos seus upgrades e aplicações. O sistema Hugo, da Medtronic foi projetado exclusivamente como um sistema RAS modular e flexível que, aliado Touch Surgery Enterprise revoluciona a gravação, armazenamento e análise de vídeos cirúrgicos. Já o Da Vinci, da Intuitive, foi o primeiro robô a chegar ao País, já está em sua 4ª geração e é destinado a cirurgias minimamente invasivas, através do Sistema Da Vinci XI. O robô Versius, da Cambridge Medical Robotics, que chegou ao Brasil no ano passado, possui um console aberto, permitindo o uso de óculos para visualização em 3D e a realização das intervenções manualmente, ao contra do Da Vinci, que exige o uso de pedais.
O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica (SOBRACIL) e do congresso, Dr. Carlos Eduardo Domene, ressaltou a importância da realização de um evento médico-tecnológico de tamanha envergadura na cidade do Rio de Janeiro: “Neste evento pela primeira vez estarão reunidas as principais empresas produtoras de robôs cirúrgicos do mundo. Com mais de 130 palestrantes internacionais e 1.100 participantes. Será o congresso mais importante da área nas Américas, e o com o maior número de inscritos de todos os congressos de robótica realizados até hoje no mundo.”
A cirurgia com o emprego da robótica – cirurgia digital – será cada mais beneficiada com o acesso progressivo a todas as ferramentas digitais, como hardwares e softwares, possibilitando que todos os procedimentos sejam executados à distância, por meio de braços robóticos. A cirurgia digital, presente nos centros hospitalares de excelência do Brasil e do exterior, representa um impacto sem precedentes no desempenho dos cirurgiões e na recuperação dos pacientes, que passam por procedimentos cada vez menos invasivos.
Os congressos são uma realização da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica (SOBRACIL), da Colaboração Latino-Americana de Cirurgia Robótica (COLCIR) e da Sociedade de Cirurgia Robótica dos Estados Unidos (SRS). No evento, são esperadas as maiores autoridades internacionais em cirurgia robótica dos Estados Unidos, Europa, Ásia e países da América Latina.
O Hotel Windsor Oceânico fica na Rua Martinho de Mesquita, nº 129, na Barra da Tijuca.