A Fundição Progresso, na Lapa, região central do Rio, será palco, até o próximo domingo (27/08), do Festival Internacional da Arte Capoeira, O festival bianual inclui a disputa do título de campeão mundial nos Jogos Internacionais de Abadá-Capoeira (maior instituição de Capoeira do Brasil), que está em sua 14ª edição.
O evento irá receber milhares de competidores de todo Brasil, além de mais de 30 países. A prioridade do regulamento da competição é preservar ao máximo as características da Capoeira, contemplando a música, a dança, ritmo, agilidade e seu conhecimento da identidade cultural da arte capoeira. Além disso, a avaliação se dá ao jogo e não individualmente, trazendo aos participantes a visão do jogo em comunhão e não como adversários.
A programação conta também com oficinas e palestras, aulão de capoeira ministrado pelo próprio Mestre Camisa, exposição de fotos e artesanato, cortejo afro cultural, além do Festival Folclórico, com apresentações de Jongo e Partido Alto, Samba e Maculelê de Santo Amaro, Frevo e Maracatu, Coco de Roda, Xaxado, Carimbó, Catira, Congado, Bumba Meu Boi, Vanerão, Engenheiro de Maromba, Moda de Viola, entre outras iniciativas que confluem com a cultura da Capoeira, uma tradição intimamente ligada à história popular brasileira.
Para este ano, a organização também prepara uma homenagem aos 300 anos dos Arcos da Lapa, com um aulão aberto na praça dos Arcos onde será formado um grande mosaico e o canto de uma música inédita que será apresentada no domingo, 27/08, encerramento do festival.
Com mais de 800 professores e mais de 30 mil alunos ao redor do mundo, a Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira, a Abadá Capoeira BADÁ CAPOEIRA, é a maior instituição de Capoeira do Brasil, estando representada em mais de 40 países. Fundada por Mestre Camisa, baiano, nascido em 1955 e um dos grandes nomes nessa arte.