A Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou, neste sábado (02/09), o parcão da Praça Nossa Senhora da Glória, localizado no trecho entre a Avenida Augusto Severo e a Rua do Russel.
Antiga reivindicação dos moradores do bairro, a entrega é mais uma etapa do projeto ”Dias de Glória”, que está promovendo uma grande revitalização em uma das regiões mais antigas da capital fluminense.
Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Conservação, o Parcão da Glória, além de brinquedos como rampas e túneis, recebeu piso intertravado ao redor a fim de facilitar a circulação. Para que os cães possam se divertir em segurança, há gradil no entorno e portões, além de uma área de convivência, com mesas e bancos em concreto, que permite que os donos descansem enquanto os animais gastam energia. Em parceria com a Comlurb, foram instaladas também lixeiras, para que o espaço permaneça livre de dejetos.
”Essa é uma grande entrega em mais uma etapa do projeto ‘Dias de Glória’, em que estamos recuperando vários locais da região. Aqui, os pets vão poder treinar, passear, brincar”, relatou o secretário de Conservação, Marco Aurelio Regalo.
”Esse era um pedido antigo dos moradores e frequentadores da região. A Glória é um bairro reconhecido por ser extremamente residencial e por ter um grande número de pets. Essa é uma entrega que vai de encontro ao anseio dos moradores, que desejam ver as praças e os ambientes revitalizados, ao mesmo tempo que conseguimos oferecer qualidade de vida e bem-estar para os animais”, complementou o subprefeito do Centro, Alberto Szafran.
Corroborando com Szafran, a gaúcha Jhade Gonçalves, que há cinco anos mora nos arredores da Glória e é dona da cadela Margarida, elogiou o trabalho realizado pela Prefeitura na região e destacou a importância do parcão como um espaço de convivência tanto para os pets quanto para seus tutores.
”Nestes últimos meses, vimos uma grande movimentação da Subprefeitura do Centro em tornar os espaços públicos e praças lugares melhores para todos. O parcão, que antes estava totalmente abandonado, agora se tornou um local de lazer para os pets, mas também para aproximar os moradores uns dos outros. Hoje foi um momento de grande encontro entre os vizinhos. Todos os pets puderam correr, ganharam brindes… O parcão foi um grande ganho para todos da região e do Rio como um todo”, afirmou.
Vale ressaltar que, ao longo do dia, serão distribuídas senhas para microchipagem e vacinação dos cachorros, em parceria com o Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e Inspeção Agropecuária (Ivisa-Rio). Os animais também receberão diplomas, indicando que foram os primeiros a utilizar o local no dia da inauguração.
Essa eu gostei e meu pinscher Vittoh doidao Vai amar.