Rio entra estágio de mobilização devido às chuvas na cidade

A previsão é que a chuva só pare a partir de terça-feira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa de dia chuvoso no Rio de Janeiro - Foto: Rafa Pereira/Diário do Rio

Neste domingo (01/10), o Centro de Operações Rio (COR) informou que a cidade do Rio de Janeiro entrou em estágio de mobilização às 6h, por conta da previsão de pancadas de chuva a qualquer hora do dia, com raios e rajadas de vento. O Estágio de Mobilização é o segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade.

Segundo o Climatempo, por conta dos ventos em altitude e também pela formação de um novo sistema de baixa pressão no mar, além das temperaturas e umidade elevadas, o tempo fica instável neste domingo. As nuvens voltam a aumentar, dando a sensação de abafamento, e há previsão de pancadas de chuva moderada a forte a qualquer momento do dia

A temperatura máxima prevista para a capital é de 30°C. Além disso, a previsão é que a chuva só pare a partir de terça-feira (03/10).

Onda de calor

Rio deve ter onda de calor ainda mais forte em outubro. Isto se dá por conta do El Niño. Ao jornal “O Globo”, a meteorologista do Climatempo, Josélia Pegorim, explicou que o fenômeno caracterizado pela elevação da temperatura média da água do Oceano Pacífico em pelo menos 0,5 grau por três meses consecutivos, aliado as características da estação, possibilitarão novas ondas de calor. Segundo ela, o El Niño vai acentuar a irregularidade da chuva, o que vai permitir mais dias com sol forte na primavera.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio entra estágio de mobilização devido às chuvas na cidade

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui