Na última terça-feira (03/10), a Prefeitura do Rio de Janeiro publicou, no Diário Oficial do Município, um decreto que autoriza a transformação de construções irregulares ligadas a associações criminosas em espaços destinados à saúde e educação da população.
Em meio a isso, um prédio de sete andares erguido de maneira ilícita no Vidigal, Zona Sul da capital fluminense, será transformado em unidade da Clínica da Família
De acordo com o texto, o planejamento e as ações necessárias para que seja cumprida a função social em construções ilegais ficará a cargo da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop).
As instalações, porém, só poderão ser reutilizadas depois que haja uma análise de integridade e a entrega de um relatório técnico da Defesa Civil carioca.
Em relação ao imóvel no Vidigal, o prédio foi demolido pela Seop em janeiro deste ano. O edifício, situado na Rua Doutor Olinto de Magalhães, tinha 10 andares e contava com garagem, terraço e térreo, além de vista para o mar. A ação causou um prejuízo estimado de R$ 15 milhões ao crime organizado local.