Rua da Assembléia é inundada por esgoto que pode vir de ligação irregular de restaurante

Restaurante teria causado o novo entupimento, ao manter suposta ligação irregular de esgoto no sistema de águas pluviais da cidade. Por esta razão, o trecho da rua da Assembléia tem obstruções frequentes em sua rede e vazamentos de esgoto

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Ligação clandestina do restaurante Delírio Tropical inunda a rua da Assembléia de Esgoto. Uma vez mais, caminhões da prefeitura fizeram o desentupimento

A rua da Assembléia é um dos pontos mais vivos do Centro do Rio de Janeiro na atualidade. Ocupada por lojas que resistiram à pandemia como Victor Hugo, Gran Cru, Starbucks, Aviator, bancos e imobiliárias, e recebendo novos ocupantes como a franquia Cheirin Bão e agora uma grande filial do restaurante La Fiorentina que está para ser inaugurada no número 43 da antiga rua da Cadeia, que liga a Praça XV à Uruguaiana. Apesar disso e de todos os esforços da prefeitura para levantar o Centro da Cidade, luta com problemas de esgoto a céu aberto há anos.

Em outubro de 2019, o DIÁRIO DO RIO já falava dos recorrentes problemas de acúmulo de esgoto, sempre na porta do restaurante Delírio Tropical, que ocupa os números 26 e 38 da rua há décadas. Na ocasião, o síndico de um imóvel vizinho disse: ““há anos este trecho da rua enfrenta problemas seja com o lixo do restaurante ou com estes entupimentos, que por coincidência ou não, são sempre na porta do mesmo restaurante.”

Mas parece que a coincidência pode não ser tão coincidência assim. Há cerca de 2 semanas, a rua vem sofrendo com esgoto in natura ocupando toda a sarjeta do lado par da rua, novamente em frente ao restaurante. As poças de água esbranquiçada dificultam a travessia de pedestres e vêm causando escorregões. Após inúmeros chamados feitos pelos condomínios da região, hoje (4/10) finalmente os caminhões da SECONSERVA e da COMLURB chegaram para, uma vez mais, desentupir e tirar o alagado de fezes, comida e gordura da vista dos habitantes da rua. Desta vez, foram diversos funcionários a executar o serviço.

O porteiro de um dos prédios – que pediu para não ser identificado – acompanhou de perto a solução do problema, e assistiu ao momento em que a razão da freqüente coincidência foi constatada pelas autoridades presentes. Segundo ele, os funcionários municipais presentes verificaram que o restaurante em frente possuiria uma ligação clandestina de esgoto e despejaria seus detritos na rede que não é própria para este uso, e é esta ligação irregular que tem ocasionado todos os vazamentos de esgoto na rua: o restaurante estaria jogando esgoto na rede de águas pluviais. Pela legislação, esta ligação é passível de multa, e é considerada uma espécie de “gato”. Provavelmente, seria esta a razão dos sucessivos entupimentos que ocorrem justamente no trecho da rua da Assembléia entre a rua do Carmo e a rua da Quitanda.

Não é à toa que o apelido desta região aqui na rua é ‘esgoto tropical‘”, disse Adriano Nascimento, subsíndico de um edifício vizinho ao restaurante Delírio Tropical. O DIÁRIO procurou a Secretaria de Conservação sobre o ocorrido; em nota, o órgão da prefeitura respondeu: “A Secretaria de Conservação informa que já vistoriou o local e uma equipe está, neste momento, realizando o serviço de desobstrução dos bueiros. Importante esclarecer, que o vazamento de esgoto é de responsabilidade da Águas do Rio, que terá que realizar o conserto no local. Vale ressaltar, que a Concessionária já foi acionada pela Gerência da Seconserva que atua na região do Centro”, e não mencionou a constatação de que o restaurante ppssuiria ligação irregular. Por sua vez, a Águas do Rio limitou-se a dizer que “uma equipe vai ao local verificar a situação“. O ex-técnico da seleção brasileira de vôlei, Bernardinho – que tem atuação política – seria um dos donos do restaurante. No vídeo abaixo, gravado pelo subsíndico, fica claro o entupimento e o despejo de esgoto na rede pluvial por algum dos restaurantes da região.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rua da Assembléia é inundada por esgoto que pode vir de ligação irregular de restaurante

3 COMENTÁRIOS

  1. Onde está a fiscalização feita SECONSRIO e também pela Comlurb que nas passagens diárias nas ruas também fornecia o feedback necessário para ações, isso lá na era analógica dos anos 90? Mas claro, o cidadão fica a mercê do 1746, a “barreirouvidoria” que mais inibe do que ajuda a cidade. Ah, só para ajudar a administração. Tem um vazamento de esgoto na Henrique Valadares com a Cruz Vermelha as portas do INCA, um dos mais relevantes e icônicos hospitais da cidade. Será que precisa do 1746 para isso também?

  2. o restaurante não pode jogar o esgoto direto na rede, tem que fazer uma caixa de gordura própria e contratar uma empresa para mensalmente retirar a gordura

  3. o restaurante não pode jogar o esgoto direto na rede, tem que fazer uma caixa de gordura própria e contratar uma empresa para mensalmente retirar a gordura . A concessionária tem que verificar isso

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui