A famosa estátua do compositor Tom Jobim, no Arpoador, na Zona Sul do Rio de Janeiro, passou por um processo de restauração nesta segunda-feira (10/10). A peça de bronze, uma criação da talentosa artista Christina Motta, foi submetida a uma limpeza e repintura devido aos efeitos da maresia que gradualmente desgastaram o “traje” da escultura.
A restauração foi conduzida pela Secretaria Municipal de Conservação, por meio da Gerência de Monumentos e Chafarizes, que eliminou os resíduos de maresia e aplicou uma nova camada de tinta na área correspondente às vestimentas do compositor. As partes do monumento que representam o rosto, os braços, as mãos, o violão e os sapatos permaneceram com a pátina natural, garantindo a preservação de sua autenticidade.
A estátua de Tom Jobim, inaugurada em 2014, que retrata um dos pioneiros da Bossa Nov, com um violão sobre o ombro e vestindo roupas brancas, é uma atração frequentemente visitada por cariocas e turistas, pois está situada na orla da praia, no início da Avenida Vieira Souto.
Sobre Tom Jobim:
Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, autor de inúmeros sucessos como “Garota de Ipanema”, “Águas de Março” e “Chega de Saudade”, é reconhecido como um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos e um dos visionários por trás do movimento Bossa Nova, ao lado de João Gilberto e Vinicius de Moraes.
Veja como Ficou: