Mês da Consciência Negra: Festival celebra cultura afro-brasileira no Teatro Municipal de São Gonçalo

Evento é gratuito e promove a igualdade racial, equidade de gênero e direitos econômicos para o bem viver da população negra de São Gonçalo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Novembro é o mês da Consciência Negra, um marco que lembra a sociedade sobre a luta antirracista. A OSC Mulheres da Parada está organizando o festival “Trançar é Esperançar”, que acontecerá no Teatro Municipal de São Gonçalo nos dias 6 e 7 de novembro, das 10h às 21h. O evento é gratuito e conta com a participação de diversas entidades sociais, entre elas o Instituto Jelson da Costa Antunes (IJCA). O objetivo é celebrar a cultura afro-brasileira através de diversas atrações como shows, seminários, workshops, palestras, desfile, rodas de conversas, feira de empreendedorismo negro e tranças gratuitas pra o público.?

“Esse evento será de grande relevância para a valorização dos negros e negras gonçalenses. Uma oportunidade de dar luz ao protagonismo de ativistas femininas que se dedicam para fazer da nossa cidade um lugar melhor para todas e todos”, explica Letícia da Hora, diretora-presidente da Associação Mulheres da Parada, a idealizadora do festival.?

?”Acredito que o evento, sobretudo para nossas alunas, irá oportunizar o networking, permitindo conexões valiosas com outros profissionais e potenciais clientes. É um espaço de inspiração que fortalece a autoestima e empodera as mulheres negras no contexto profissional bem como permite a participação em atividades culturais e de empreendedorismo negro, ampliando a compreensão do papel das tranças na cultura afro-brasileira.”,??destaca Wilson Vasconcelos, analista de projetos do IJCA. 

A abertura contará com apresentações artísticas especiais, dentre elas o Grupo Selma, a Escola de Samba Porto da Pedra, Kid Black e a grafiteira Nabru. No dia 6 de novembro, Maysa Gil, gerente executiva do IJCA, comanda a roda de conversa sobre as conquistas e desafios para garantias das mulheres negras. Na sequência vem a programação com atividades educativas e que fomentam o empreendedorismo e a autoestima da população negra, com destaque para o desfile de tranças. As atividades serão conduzidas por profissionais considerados referências nos respectivos assuntos, como o Príncipe das Tranças.?

Além da Associação Mulheres da Parada, o festival é uma realização da ONG Afrotribo, Institutos Karanba, Abraço do Tigre e Coletivo Mina Crespa e Instituto JCA. Todas as instituições envolvidas militam pela igualdade racial e realizam trabalhos sociais que promovem qualificação profissional e o empreendedorismo.

?

SERVIÇO

Festival Afro-Gonçalense “Trançar é Esperançar”???

Dias 06 e 07/11, das 10h às 21h?

Local: Teatro Municipal de São Gonçalo – R. Dr. Feliciano Sodré, 100 – Centro, São Gonçalo – RJ?

?ENTRADA GRATUITA?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mês da Consciência Negra: Festival celebra cultura afro-brasileira no Teatro Municipal de São Gonçalo
lapa dos mercadores 2024 Mês da Consciência Negra: Festival celebra cultura afro-brasileira no Teatro Municipal de São Gonçalo
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui