Fechada há mais de um mês após o desabamento de parte de um sobrado de 3 andares, a Travessa do Comércio, no Centro do Rio, deve ser liberada nos próximos dias. A informação é da Subprefeitura do Centro, que irá direcionar uma equipe da Rio Urbe para fazer uma nova avaliação a fim de verificar se o local ainda oferece risco aos transeuntes.
O trecho, que integra a área do Arco do Teles, é muito visitado por turistas e cariocas, devido ao valor histórico, cultural e aos restaurantes e bares situados na região.
No final de outubro, o DIÁRIO DO RIO informou em primeira mão que a proprietária do imóvel que ruiu não havia tomado nenhuma providência para a retirada dos escombros e o escoramento da fachada do imóvel. Contudo, a contratação dos serviços não foi providenciada com a urgência solicitada mediante laudo técnico da Defesa Civil Municipal.
Na ocasião, o segurança do local informou que já havia alertado aos responsáveis sobre uma árvore na parede que ameaçava a estrutura.
O imóvel, localizado na Travessa do Comércio, número 19, foi construído no século XVIII e fica em uma área tombada como patrimônio histórico do estado.
O prédio ficava no coração do Centro histórico da cidade, em um trecho vizinho ao Paço Imperial, ao Chafariz do Mestre Valentino e à igreja Lapa dos Mercadores.