Nos dias 13 e 14 de janeiro, o Parque Gloria Maria, antigo Parque das Ruínas, em Santa Teresa, recebe a primeira edição do MEMO – Música, Exposição e Memória. O evento gratuito tem como objetivo fomentar a reflexão sobre o fazer artístico a partir da memória, da pandemia e da tecnologia.
Em entrevista à Agência Brasil, ela contou que a ideia surgiu por achar “que a questão da memória foi um fator bastante importante para a gente poder atravessar aquela fase. Em vários momentos, a gente se apegava à memória do passado para pensar que íamos superar aquilo para ter um outro momento da vida, porque era coisa tão singular, a gente nunca tinha vivido uma coisa dessas, um evento mundial”, contou.
As atividades englobam shows, exposição de arte contemporânea, rodas de memórias ou conversas e oficinas de investigação de memórias. Todas vão ocorrer no Parque Glória Maria e no Teatro Ruth de Souza, em Santa Teresa.
Projeto inédito, o MEMO faz parte de uma série de ações que serão realizadas durante o ano de 2024, com a chancela do consagrado MIMO Festival, evento com 20 anos de existência, criado também por Lu Araujo, e que tem como pilares a música, o patrimônio e a educação no campo das artes.
A programação completa pode ser acessada no site do evento, que tem apoio da prefeitura carioca e da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa de Fomento à Cultura Carioca (Foca).