Em menos de três meses em 2024, o município do Rio de Janeiro registrou mais casos de dengue do que em todo o ano de 2023.
Do dia 01/01 até esta segunda-feira (19/02), a capital fluminense teve 23.273 casos confirmados da doença. No ano passado inteiro, foram 22.795 registros. Os dados são do painel que monitora a dengue na cidade.
Vale lembrar que, até o momento, em meio ao exacerbado aumento no número de casos, duas pessoas morreram de dengue no Rio, de acordo com a Prefeitura. No ano passado, o número total de óbitos ao longo do ano foi sete.
Vacina para adultos
Na última sexta (16/02), o Rio de Janeiro iniciou uma vacinação experimental contra a dengue, com público-alvo pessoas de 18 a 40 anos moradoras de Guaratiba, na Zona Oeste, região com bastante casos da doença.
A iniciativa, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), visa avaliar a eficácia da vacina em adultos, fornecendo dados cruciais que podem influenciar a decisão de incluir ou não o imunizante no calendário nacional.