Com mais de 200 participantes de cidades norte-americanas e fluminenses, Festival da Diáspora 2024 terá início nesta quinta-feira (22), no Hotel Sheraton, em São Conrado, na Zona Sul carioca. Entre os convidados internacionais estão cinco prefeitos dos Estados Unidos. O evento também contará com representantes de 20 municípios fluminenses, signatários do Pacto de Combate ao Racismo e membros da Rede Global de Cidades Antirracistas, presidida pela Prefeitura do Rio, que apoia o evento.
O Festival da Diáspora 2024 tem como objetivo discutir políticas públicas de combate ao racismo e a promoção da igualdade racial nas Américas, por meio das coordenadorias da Promoção da Igualdade Racial e Especial de Relações Internacionais e Cooperação. O encerramento do evento ocorrerá no domingo, dia 25, no Palácio da Cidade.
A Prefeitura participará do evento, na sexta-feira (23), em dois momentos. Com a apresentação do tema “Políticas públicas na luta contra o racismo” e no painel “Fazendo a política funcionar nas Américas”, que contará com a participação da Secretaria de Promoção da Mulher.
A proposta do Festival da Diáspora 2024 é de promover o desenvolvimento econômico inclusivo e sustentável, além da igualdade de gênero e o empoderamento feminino. O evento também pretende reunir pessoas de origens culturais diversas. Projetos inovadores, voltados para a transformação de comunidades diaspóricas serão premiados.
Se tem gringo participando, norte-americanos e europeus, por exemplo, pode apostar que é furada.
Isso é uma forma deles falarem “nós, norte-americanos e europeus, somos racistas pra carvalho, mas queremos ensiná-los como “combater” o racismo “.