A faixa da Linha Vermelha destinada ao acesso à Ilha do Governador e ao Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) entrou em funcionamento nesta segunda-feira (04/03). Localizada na pista sentido Baixada Fluminense, no trecho entre a Ponte Oswaldo Cruz (Linha Amarela) e o acesso à Ilha, o sistema de fiscalização eletrônica será ativado em 11 de março, possibilitando multas para quem descumprir as regras de tráfego.
Nesta primeira semana, a operação terá caráter educativo, com agentes da CET-Rio e da Guarda Municipal orientando os motoristas. Dos 90 mil veículos que trafegam diariamente no trecho, cerca de 30 mil têm como destino a Ilha, enquanto os outros 60 mil seguem em direção à Baixada Fluminense.
A mudança na Linha Vermelha foi motivada pelo aumento do volume de tráfego no acesso à Ilha do Governador, que cresceu 17% de setembro do ano passado a janeiro deste ano. A previsão é que esse volume alcance cerca de 30% até o final de 2024, devido ao aumento no número de voos no Aeroporto do Galeão.
A nova faixa busca melhorar a distribuição do fluxo, sem reduzir a capacidade de escoamento no sentido Baixada Fluminense. Apenas a faixa mais à esquerda será dedicada ao acesso à Ilha e ao aeroporto. A infração por transposição da faixa contínua acarretará multa de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira. A fiscalização eletrônica começará em 11 de março, após essa semana educativa com orientações dos agentes.
Concordo com fiscalização, mas como os operadores ficam sabendo se o motorista vai mesmo para o Galeão?