Centro: Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito pode fechar após Águas do Rio cortar o fornecimento de água

Templo deve cinco contas, que totalizam R$ 61.990,89. Mesmo sem consumo, as contas continuam chegando com valores exorbitantes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito os Homens Pretos / Google Street View

Fundada em 1667, após a unificação das Confrarias de Nossa Senhora do Rosário e de São Sebastião – ambas abrigadas na Igreja de São Sebastião do Morro do Castelo – a Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos pode fechar as portas. O motivo seria um débito de cinco contas de água, totalizando R$ 61.990,89. A dívida levou a companhia Águas do Rio a cortar o fornecimento da instituição. Mesmo assim e sem nenhum consumo, o templo continua recebendo da concessionária contas com valores elevados.

A simpática igreja, localizada na Rua Uruguaiana, 77, no Centro do Rio, tem uma história turbulenta. Em 1684, a irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos decidiu abandonar as dependências da Igreja de São Sebastião, após esse templo ter sido designado catedral da cidade do Rio de Janeiro.

Com a decisão, a igreja ficou sem uma sede até 1708, quando a senhora Francisca Pontes doou um terreno, localizado na Rua da Vala, atual Rua Uruguaiana. Antes mesmo do término da sua construção, em 1737, no local, já eram realizadas várias celebrações religiosas.

Com a ruína da Igreja de São Sebastião do Castelo, o templo de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito passou a abrigar a catedral, entre 1737 e 1808. Aliás, foi a primeira igreja visitada por Dom João VI, ao aportar no Rio. Foi nas suas dependências que atos importantes da História do Brasil foram consumados. Entre eles destacam-se: reuniões do Senado às vésperas da Independência e a redação da representação popular que resultou no “Dia do Fico”.

Já entre 1830 e 1831, a Imperial Academia de Medicina realizou as suas sessões ordinárias no Consistório da Igreja. Os restos mortais do Mestre Valentim estão sepultados no templo, que teve o seu interior destruído por incêndio em 1967. Da construção original, de influência barroca, ficou apenas a portada setecentista de lioz. Com um controverso projeto dos arquitetos Lúcio Costa e Sérgio Porto, Igreja foi reaberta ao público em 1969. Os dois eram da corrente que condena o que se chama de “falso histórico”, e proibiram o restauro verdadeiro de ser feito.

No segundo andar da instituição funciona o Museu do Negro, que integra o templo e as dependências administrativas da irmandade imperial. O prédio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h; e aos sábados, das 8h às 13h.

Informações: Rio Cidade Maravilhosa e Ipatrimônio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Centro: Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito pode fechar após Águas do Rio cortar o fornecimento de água
lapa dos mercadores 2024 Centro: Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito pode fechar após Águas do Rio cortar o fornecimento de água

2 COMENTÁRIOS

  1. Será que mais uma IGREJA HISTÓRICA irá fechar as portas na cidade do Rio de Janeiro? Logo a Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito dos Homens Pretos!?

    A alguns metros dali, JAZ ABANDONADA uma Igrejinha, CUJO ABANDONO pelo PODER PÚBLICO(?)/ARQUIDIOCESE(?)/ALGUMA ÓRDEM TERCEIRA(?), sei lá, desde 2.020 quando fechou as portas por conta da pandemia, nunca mais foi reaberta: Outra Igreja Histórica (NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E BOA MORTE).

    É impressionante, aproveito este espaço democrático para sempre que surgir algum assunto assemelhado eu ‘DENUNCIE” o TOTAL ABANDONO de uma IGREJA HISTORICA E TOMBADA CERTAMENTE – UM VERDADEIRO CRIME (?) CONTRA O PATRIMÓNIO HISTÓRICO NACIONAL e CONTRA A FÉ CATÓLICA! EDUARDO PAES CADÊ VOCÊ – NÃO FALAS NADA? DOM ORANI TEMPESTA ONDE ESTÁS? CADÊ OS RESPONSÁVEIS POR ESSE CRIME!!!??? CLAUDIO CASTRO….E VOCÊ?

    TENHO A MÁXIMA CERTEZA QUE OS RESPONSÁVEIS POR ESSA ATROCIDADE JÁ LERAM ALGUNS DOS MEUS MUITOS “MANIFESTOS” NESTE JORNAL (QUE COMECEI A FAZÊ-LOS ANO PASSADO (2.023))E …PARECEM NÃO DAREM BOLA! POIS NINGUÉM SE MANIFESTA, MESMO PARA FAZER UMA MEIA-CULPA, UMA DESCULPA – O QUE FOR!!!! PORQUE? PORQUE NÃO AMAM A IGREJA!!!! ISSO!

    SERÁ QUE A NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E DE SÃO BENEDITO DOS HOMENS PRETOS IRÁ TER O MESMO DESTINO!??

    ESTOU CANSADO DE PASSAR TODOS OS DIAS COMO QUE NAS PORTAS DA FRENTE E DE TRAS DA NOSSA SENHORA DA MIMACULADA CONCEIÇÃO E BOA MORTE (NA RUA DO ROSÁRIO – ESQUINA AV. RIO BRANCO) E…ABANDONO TOTAL!!!! CHEGARAM A MESES ATRÁ – ACHO QUE ANO PASSADO – A PINTAREM A FACHADA E O ENTORNO (QUANTA ESPERANÇA! – QUE NADA…SÓ FRUSTRAÇÃO!!!!).

    E QUANDO UM DESASTRE ACONTECER…VÃO FICAR TUDO COM CARA DE “NÃO SEI PORQUÊ”!!!

    EU AMO AQUELA PARÓQUIA DE NSRA IMACULADA CONCEIÇÃO E BOA MORTE! Torço pelo dia que venha a ser reaberta e totalmente restaurada se for o caso!!! Quem sabe voltemos a ter a Honra de termos ao menos uma vez na Semana – dia de semana mesmo se for o caso – a Missa Tridentina ou mesmo a Missa de São Paulo VI em Latim?

    Posto os meus manifestos – hoje já postei uma na notícia do triste ocorrido no CRISTO REDENTOR. Quem quiser ler é só ir lá pra ver. Mais pareço um PAPAGUAIO…na ESPERANÇA DE QUE “AGUA MOLE TANTO BATA ATÉ QUE FURE” A CEGUEIRA DOS RESPONSÁVEIS PELO ABANDONO DESTE PATRIMÓNIO PÚBLICO E ESPIRITUAL.

    Bom, mais uma vez obrigado ao DIÁRIO DO RIO por nos trazer notícias as mais diversas sobre a cidade. Parabéns pelo excelente trabalho dos senhores.

    Grato.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui