As vendas no varejo do Estado do Rio de Janeiro cresceram 3% na passagem de dezembro para janeiro. O resultado ficou acima da média nacional, que foi de 2,5%, de acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada na quinta-feira (14/03) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
- “O aumento do consumo por parte da população indica crescimento econômico. Contribui para a geração de empregos, para o crescimento do PIB, e aumenta a arrecadação estadual. Trabalhamos com empenho para assegurar o crescimento contínuo da economia fluminense e criar cada vez mais oportunidades e renda para promover a melhoria da qualidade de vida de nossa população”, declarou o governador Cláudio Castro.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, o resultado positivo é consequência da presença, no Estado do Rio, de elementos determinantes para o crescimento do consumo e, consequentemente, do varejo.
“Temos hoje, no estado, melhores indicadores de crédito e a confiança do empresariado e de empreendedores, diante da percepção do bom momento da economia, com a geração de empregos em ascensão”, avaliou o secretário.
De acordo com a análise do IBGE, o setor com maior impacto positivo em janeiro foi o de super e hipermercados, incluindo produtos alimentícios, bebidas e fumo.