MPF determina saída do Instituto Unicirco da Quinta da Boa Vista

Fundado pelo ator Marcos Frota, como projeto de revitalização do circo e inclusão social, o Instituto estava em situação irregular desde 2020

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Unicirco na Quinta da Boa Vista /Reprodução do site do instituto

O procurador Jaime Mitropoulos, do Ministério Público Federal (MPF), determinou que Instituto Unicirco, de propriedade do ator Marcos Frota, saia das dependências da Quinta da Boa Vista, no bairro de São Cristóvão, Zona Norte da cidade, conforme repercutiu o Blog de Lu Lacerda.

Segundo o procurador, a instituição, dedicada ao ensino de artes circenses a jovens carentes e apresentações de espetáculos do gênero, só tinha autorização para funcionar na Quinta da Boa Vista até 2020. Findado o prazo, a permanência do Unicirco no local se tornou irregular.

Em sua sentença, Jaime Mitropoulos destacou que a Quinta é um equipamento tombado pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan), só podendo abrigar atrações temporárias. No despacho, ele reconheceu os méritos culturais e sociais do Instituto durante o trabalho desenvolvido no local, por isso solicitou que representantes da autarquia, do projeto e patrocinadores se reúnam para definir a data de saída do circo do local, além da sua instalação em outra área.

O Unicirco desenvolvia as suas atividades na Quinta da Boa Vista desde 2010, com o patrocínio de diversos apoiadores, incluindo Petrobras e Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Fundado em 1995 pelo ator Marcos Frota, o Unicirco foi idealizado para resgatar e revitalizar as artes circenses no Brasil, além de oferecer oportunidades para que crianças, adolescentes e jovens carentes aprendam a desempenhar as atividades da milenar arte. O Instituto também desenvolve projetos de pesquisa, produção de espetáculos e capacitação profissional.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp MPF determina saída do Instituto Unicirco da Quinta da Boa Vista
lapa dos mercadores 2024 MPF determina saída do Instituto Unicirco da Quinta da Boa Vista

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui