Chega ao Paço Imperial nesta quarta-feira (17/04) a exposição ‘Caboclos da Amazônia: arquitetura, design e música’. apresentada pelo Ministério da Cultura, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e Instituto Cultural Vale via Lei Federal de Incentivo à Cultura. A mostra celebra a essência do rico universo das expressões artísticas do Estado do Pará.
Dividida em 4 categorias, sendo elas ‘Arquitetura e Interiores, Objetos, Letras e Música’ a exposição apresenta uma coleção abrangente com peças cuidadosamente organizadas e documentadas a partir das impressões paisagísticas da Amazônia e das incursões realizadas pelo idealizador e curador Carlos Alcantarino nas comunidades da ilha de Marajó, incluindo Afuá, e na ilha do Combu, em Belém, a mostra traz um olhar atento sobre os elementos do cotidiano. Esses elementos incluem a elevação das habitações para proteção contra as cheias das marés, a vibrante paleta de cores das casas, a música regional, o icônico carrinho de raspa-raspa, as garrafas contendo ervas do tradicional Mercado Ver-o-Peso, os brinquedos artesanais feitos de miriti, as coloridas pipas que adornam os céus de Belém e as elaboradas inscrições nas embarcações, minuciosamente confeccionadas pelos talentosos artistas conhecidos como “abridores de letra”
Em cada uma das sessões da exposição os visitantes são convidados a mergulharem nesse santuário cultural e artístico da Amazônia. Os registros encontrados na mostra capturam conceitos originais que desafiam as normas estéticas convencionais, revelando a rica atmosfera cultural vivenciada pelos caboclos que habitam a floresta.
A abertura da exposição acontece nessa quarta feira dia 17 de abril, das 15h às 18h e contará com performance do “abridor de letras paraense” Idaias Dias de Freitas.
A mostra que já passou após temporadas de sucesso pelas cidades de Belém do Pará, São Paulo e Belo Horizonte, estará em exibição no Paço Imperial até 7 de julho de 2024, com entrada gratuita.
- SERVIÇO
- EXPOSIÇÃO CABOCLOS DA AMAZÔNIA: ARQUITETURA, DESIGN E MÚSICA
- Projeto e direção de criação: Carlos Alcantarino
- Abertura: quarta-feira, 17 de abril de 2024- das 15h às 18 horas – com performance do “abridor de letras paraense” Idaias Dias de Freitas.
- Exposição: de 17 de abril até 7 de julho
- Centro Cultural do Patrimônio Paço Imperial
- Praça XV de Novembro, 48. Centro, Rio de Janeiro, RJ. Cep: 20010 – 010
- Visitação: terça a domingo e feriados das 12h às 18h
- Entrada gratuita