Localizada em Guaratiba, no extremo da Zona Oeste do Rio, a Capela Magdalena é uma joia desconhecida da capital. Construída dentro do Sítio São Pedro de Guaratiba, esse local, que está mais para um tesouro escondido, oferece uma experiência cultural e gastronômica única para quem busca fugir do óbvio sem sair aqui do município.
Idealizado e construído pelo artista Roberto de Regina, de 97 anos, o conjunto é mantido por recursos próprios, tornando necessário agendar a visita. O passeio começa com a audição de música barroca em um magnífico cravo, uma reprodução fiel de um instrumento do século XVIII.
Roberto de Regina foi o primeiro cravista do Brasil. O cravo é um instrumento que lembra bem o piano. De tamanho imponente e feito de madeira, é a peça protagonista do passeio.
Os visitantes são então convidados a saborear os delicados e exóticos pratos preparados por um chef, acompanhados de bons vinhos. Após a sobremesa, café e licor em copinhos de chocolate, é hora de conhecer o espetacular acervo do museu anexo. Com cerca de 500 peças em rigorosa escala, o museu apresenta réplicas perfeitas de maravilhas criadas pelo homem ao longo dos séculos, desde meios de transporte até impressionantes castelos e catedrais.
Apesar do nome de capela, o local não é um espaço religioso. As programações acontecem aos domingos, com recitais de cravo, almoço, passeio pelo jardim e entrada para o museu de réplicas. Anualmente, o sítio ainda recebe um encontros de cravistas de todo o Brasil para mesas redondas e concertos.
Cada recital tem duração de uma hora, e o passeio completo leva aproximadamente quatro horas. O projeto do sítio começou em 1970 e desde então tem encantado visitantes com sua beleza e cultura. A entrada para essa experiência única custa 179 reais por pessoa.
Endereço: Estrada do Mato Alto, 6024 – Guaratiba.