Quem vai ao ArtRio, tem de aproveitar e ir ao o principal evento de design art do país. A IDA – Feira de Design do Rio vai reunir no Píer Mauá, entre os dias 09 e 13, designers e galerias que mais se destacam na cena atual. Todas as peças selecionadas para participar da IDA seguem o critério de serem únicas ou de série limitada.
A IDA acontece no Rio de Janeiro no mesmo período em que a ArtRio, fomentando um calendário artístico e cultural com importante eventos e ações ligadas à Arte. Inclusive o ingresso dá acesso também ao ArtRio
As galerias participantes da IDA foram analisadas e selecionadas por comitê de seleção composto por Zanini de Zanine, pela professora de Design da USP Maria Cecília Loschiavo, e pelos galeristas Alberto Vicente (Mercado Moderno), Elahe Beigi (Projeto D) e Sérgio Campos (Artemobília Galeria).
Além da presença das galerias, a IDA contará com ciclo de palestras e debates. A curadoria desta ação é de Daniel Kraichete, membro do Conselho Curatorial de Design do Museu de Arte Moderna – MAM.
A IDA vai acontecer no Pavilhão 4 do Píer Mauá. A feira vem reforçar um mercado que cresce anualmente, e que tem o Brasil como um dos reconhecidos polos criativos. Além da presença de galerias com foco em mobiliário, o evento vai também apresentar novos conceitos em iluminação e a forte influência da luz na concepção dos ambientes.
Uma exposição vai trazer as mais importantes criações do reverenciado Zanine Caldas, conhecido como Mestre da Madeira. Autor de diversos projetos tendo a madeira como matéria prima principal, aliando design e uma total interação com a natureza e com o cenário, Zanine fundou na década de 80 o Centro de Desenvolvimento das Aplicações da Madeira – DAM, um núcleo de estímulo à pesquisa sobre a utilização de madeiras brasileiras na construção civil, com foco regularizar o emprego da matéria e evitar a destruição das florestas do país.
Todas as criações apresentadas na IDA revelam, além de suas funções utilitárias, o traço marcante de seus autores, a utilização de materiais diferenciados e um processo de desenvolvimento onde cada peça e matéria prima são definidas não apenas pelo senso estético mas por sua relevância dentro do projeto como um todo.
“O design art é um segmento que cresce muito no mundo inteiro e o Brasil é um grande celeiro criativo nesta área. As peças hoje tem valor não apenas por sua função fim mas pela decisão da matéria prima a ser empregada, como ela se comporta frente a outras peças num mesmo ambiente. Como ela valoriza o espaço seja por seu desenho, originalidade e manufatura. Falamos no impacto da peça frente a sua usabilidade. A IDA vem exatamente valorizar esse segmento e mostrar suas nuances”, indica Brenda Valansi.
Palestras IDA 2015
Dia 10 de setembro – quinta-feira16h
Design autoral x design seriado
Os aspectos da criação de objetos e mobiliário em tiragem limitada em oposição a produção em série e industrializada.
-
Guto Indio da Costa
-
Zanini de Zanine
-
Lattoog
Dia 11 de setembro – sexta-feira
14h – Associação do Produtores de Mogno Africano
Apresentação do Mogno Africano, madeira nobre que está sendo plantada no Brasil e em breve abastecerá mercados nacionais e internacionais.
Criando com o Mogno Africano
-
Zanini de Zanine
-
Patricia Fonseca
-
Juliana Vasconcellos
-
Paulo Alves
16h – Madeira
Designers que trabalham a madeira em sua excelência unindo ofício, criatividade e inovação.
-
Fernando Mendes
-
Gustavo Bittencourt
-
Sergio Campos
-
Rodrigo Calixto
Dia 12 de setembro – sábado
16:00 – Design Arte
Colecionar, criar e vender design
-
Giorgio Bonaguro
-
Marcelo Vasconcelos
Dia 13 de setembro – domingo
16h – Design e Tecnologia
Novos materiais e manufatura digital. Experimentação e possibilidades no desenho de mobiliário e objetos.
-
Jorge Lopes
-
Bernardo Senna
-
EM2 Design
-
Matéria Brasil
Serviço IDA 2015
Data: 10 a 13 de setembro (quinta-feira a domingo) – aberto ao público
Preview para convidados – 09 de setembro (quarta-feira)
Horários: quarta a sábado de 13h às 21h. Domingo de 13h às 19h
Ingressos: R$ 30,00 IDA + ArtRio
Local: Píer Mauá – Av Rodrigues Alves 10 – RJ – Entrada pelo Armazém 1
O ingresso dá acesso à ArtRio e à IDA.
Shuttle exclusivo do evento: Cinelândia – Praça Mauá
Pontos: Praça Mahatma Gandhi e entrada do Armazém 1
Início às 13h e término às 22h. No domingo término às 19h
O evento não possui estacionamento próprio