Com a passagem de uma frente fria pelo estado, o termômetro despencou em várias regiões, marcando o início de uma onda de frio. Enquanto na capital, os cariocas já sentiram a mudança climática e começaram a resgatar seus casacos do armário, o frio foi ainda mais intenso na parte alta do Parque Nacional de Itatiaia, no Sul Fluminense.
Na proximidade do Morro do Couto, uma estação meteorológica registrou a mínima de 8,3ºC na manhã desta sexta-feira (19/04). Localizada a uma altitude de 2.580 metros, as medições foram confirmadas pela equipe do DIÁRIO DO RIO no portal WS Consultoria Climatológica.
As previsões indicam que os próximos dias serão ainda mais gelados, com a incidência do fenômeno conhecido como amplitude térmica. Com madrugadas de céu limpo, a tendência é de uma queda ainda maior nas temperaturas. A previsão é que a mínima chegue a 4ºC nas madrugadas do próximo sábado e domingo.
A região é reconhecida por ser uma das mais frias do país, frequentemente rivalizando com cidades das serras catarinense e gaúcha. Em seus picos mais extremos, os termômetros já chegaram a registrar números abaixo de zero, como em 1985, quando marcaram -13°C.
O Parque Nacional de Itatiaia tem em sua história alguns registros de neve. Nos últimos 31 anos, relatos sugerem que o fenômeno ocorreu em 12 ocasiões, com uma média de uma nevada a cada dois anos. No entanto, nos registros oficiais do parque, constam apenas três ocorrências, uma a cada década. Os meses mais propensos a testemunhar a neve são geralmente junho e setembro.