Um levantamento feito pela Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), referente aos meses de janeiro e fevereiro de 2024, acumuladamente, mostrou que o estado do RJ possui uma taxa muito baixa de recuperação de veículos roubados e furtados. A polícia do Rio recupera apenas 38%, índice bem inferior à média nacional, de 45%.
Outros estados vão muito além quando se refere a recuperação: Goiás (86%), Rio Grande do Sul (79%), Piauí (71%), Acre (69%), Espírito Santo (68%), Mato Grosso do Sul (67%), Santa Catarina (66%), Mato Grosso (64%) e Distrito Federal (61%).
Além de apontar o grave problema de segurança pública no Rio, a baixa recuperação tem impacto direto no preço dos seguros de veículos no estado. “Se para o seguro de automóvel quanto menor for o índice de roubo e furto menor será o preço do seguro, em relação à recuperação ocorre o contrário: quanto maior for o índice recuperação menor será o preço do seguro. Ou seja, a política de segurança pública deve perseguir a obtenção desses dois resultados. Para ajudar na segurança do RJ, o Sindicato das Seguradoras do RJ/ES doou dois drones para a Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA)”, explicou Ronaldo Vilela, diretor-executivo do Sindicato das Seguradoras do RJ/ES.