Do dia 20 a 23 de maio, a Casa de Inovação da PUC-Rio, localizada na Gávea, recebe a primeira edição da ExpoLivro. O evento vai oferecer atividades gratuitas ministradas por representantes e autores de editoras renomadas de todo o Brasil, como o Grupo Editorial Record, Editora PUC-Rio, Editora Vozes, UBU Editora, EdiPUCRS, Edições Loyola e Numa Editora. Com o objetivo de promover trocas e fomentar o aprendizado sobre o mercado editorial, a ExpoLivro contará com workshops, debates, lançamentos e cases do mercado editorial, sobre temas relevantes para o mercado, que vão desde Inteligência Artificial, até o Carnaval.
A programação começa na manhã do dia 20 de maio, segunda-feira, com uma palestra de Rafaella Machado e Livia Vianna, editoras executivas do Grupo Editorial Record. Na parte da tarde, é a vez de Florencia Ferrari, diretora editorial da Editora UBU; seguida por Aline Carneiro e Teobaldo Heidemann, editora e gerente de vendas da Editora Vozes; e Paulo Moregola, diretor de marketing das Edições Loyola. A tarde de cases será encerrada com o lançamento do Selo PUC+, uma parceria entre a Editora PUC-Rio e a EdiPUCRS. Às 18h, a Editora UBU com Florencia Ferrari convida os tradutores Edgar Lyra e Clarisse de Souza para o Papo Editorial “Ética na Inteligência Artificial: traduzir e publicar IA”, unindo literatura e tecnologia.
No dia 21, terça-feira, o Grupo Editorial Record promove o Papo Editorial “Meu destino é ser onça: desdobramentos de uma história”, com a editora Livia Vianna, o autor Alberto Mussa e o carnavalesco da Grande Rio, Leonardo Bora. Em seguida, haverá a sessão de autógrafos com o autor da obra. O workshop “O audiolivro”, ministrado pela editora Sílvia Leitão Monteiro, abre as atividades no dia 22. Às 17h, a Numa Editora apresenta o Papo Editorial “Objeto Impróprio: livro, arte e política”, com a editora Adriana Maciel, o autor Otavio Leonídio e o autor convidado Sérgio Martins. Em seguida, haverá uma sessão de autógrafos com os dois autores: Otavio Leonídio, autor de “Objeto impróprio” (Editora Numa/Editora PUC-Rio); e Sérgio Martins, autor de “Arte negativa para um país negativo” (UBU Editora).
No último dia de evento, 23 de maio, a ExpoLivro apresenta o workshop “Editar textos e democratizar conhecimento”, com o professor e editor José de Souza Muniz. Em seguida, a Hucitec Editora oferece o Papo Editorial “Algoritmosfera: escrita, curadoria e edição”, com a editora Mariana Nada, a autora Camila Leporace e José de Souza Muniz, que retorna para a atividade. No fechamento do evento, haverá uma sessão de autógrafos com Camila Leporace, autora de “Algoritmosfera” (Hucitec Editora/ Editora PUC-Rio).
A ExpoLivro ocorrerá no mesmo período da Reunião Anual da ABEU (Associação Brasileira de Editoras Universitárias), em que a Editora PUC-Rio será a anfitriã. No campus da universidade, estarão presentes editores e o corpo técnico de mais de 70 editoras de instituições de ensino superior brasileiras. A ideia é conectar livros com o ambiente universitário por meio da troca entre academia, pesquisadores, professores, estudantes, e profissionais de renome do mercado editorial brasileiro.
SERVIÇO:
Local: Casa de Inovação da PUC-Rio – Rua Marquês de São Vicente, 225
Dias: De 20 a 23 de maio