A prefeitura de Niterói visitou nesta última quinta-feira (01/05) as obras em andamento de restauração da Casa Norival de Freitas, um imóvel histórico localizado no Centro do município. A casa, que está passando por uma minuciosa recuperação estrutural e reparo das instalações originais, tem sua fachada praticamente concluída. As obras de restauração estão a cargo da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), e a previsão é de que sejam finalizadas até dezembro deste ano.
A Casa Norival de Freitas será transformada na sede do Projeto Aprendiz Musical, uma iniciativa que promove a educação musical para jovens e crianças. O prefeito Axel Grael destacou a importância desse projeto, ressaltando o estado deplorável em que se encontrava o casarão antes do início das obras. “Esse imóvel estava praticamente em ruínas, com suas características arquitetônicas se perdendo. Essa casa é uma referência e um resquício do que foi o Centro de Niterói em outros tempos”, disse Grael.
A restauração segue as normas do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e inclui a construção de um prédio anexo nos fundos do imóvel. O prédio contará com três pavimentos e abrigará um centro de convivência, uma cafeteria, um auditório com camarim, uma sede administrativa, um estúdio e um espaço de contemplação do casarão. O investimento total da Prefeitura de Niterói na obra é de R$ 29,1 milhões.
Para Márcio Cabral, neto de Norival de Freitas, a restauração da casa é uma iniciativa que resgata memórias afetivas. “Essa casa foi desapropriada em 1977. Agora, entrando nela novamente, tenho uma memória muito grande e muito afetiva dos tempos de infância. É muito bom que a Prefeitura esteja recuperando o casarão e reavivando a memória de Norival de Freitas”, declarou Cabral.
Construída entre 1921 e 1926 e originalmente chamada de Solar Notre Rêve, o casarão foi idealizado para abrigar o político fluminense Norival de Freitas e sua família. Adquirido pela Prefeitura de Niterói em 1977, foi tombado pelo Inepac. A casa é um exemplar remanescente da arquitetura residencial do início do século XX e representa uma parte significativa da história da antiga capital fluminense.