Na sessão plenária da Câmara Municipal do Rio de Janeiro desta terça-feira (04/06), os vereadores mais uma vez evitaram votar o pedido de cancelamento do conjunto de medalhas Pedro Ernesto concedidas aos irmãos Domingos e Chiquinho Brazão. Os irmãos estão presos desde março sob a acusação de envolvimento no assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol).
A iniciativa foi apresentada pela vereadora Mônica Benício (Psol), viúva de Marielle, mas, mais uma vez, não obteve o quórum necessário para ser aprovada. Dos 40 parlamentares presentes, apenas 20 votaram, com 18 a favor do cancelamento das medalhas e duas abstenções, insuficientes para alcançar os 26 votos necessários, sendo a sexta tentativa frustrada de votar a cassação da honraria. O requerimento de Mônica Benício será retomado na próxima sessão plenária.
Em uma denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) datada do dia 7, os irmãos Brazão e o delegado Rivaldo Barbosa foram acusados de envolvimento no assassinato de Marielle Franco. A PGR apontou os irmãos Brazão como mandantes do homicídio e como integrantes de uma organização criminosa. O delegado Rivaldo Barbosa também foi denunciado como mandante do crime. A delação de Ronnie Lessa, autor confesso do assassinato, implicou os irmãos Brazão como os mandantes do crime.
Politicos defendendo marginais já é costumeiro. Agora, ver o povo defendendo os marginais por pura idolatria a politicos é novidade. Muito curioso o ponto que chegamos.
Denúncia? Já houve condenação? Já transitou em julgado? Que eu saiba no Brasil o “suspeito” é inocente até a condenação em última instância, é mentira o que escrevi? Até o atual presidente já foi “descondenado” então que se aguarde até a condenação dos irmãos Brazão, ora bolas! Não sou defensor de bandido, não tenho nada a favor deste senhor e seu irmão, penso que a distribuição de medalhas pela Câmara é vergonhosa e aviltante, eles dão medalhas pra qualquer desqualificado, mas acho engraçado que a esquerda que não apoia a prisão em primeira e segunda instância, que seria altamente benéfica ao Brasil, quando uma pessoa que eles não gostam é preso já querem tirar tudo do cara, que nem condenado foi.