Moradores do Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, o deputado federal Marcelo Queiroz e os vereadores Marcos Paulo (PT) e Luiz Carlos Ramos (PSD) realizaram uma manifestação para conscientizar sobre o risco do uso de produtos químicos nas ruas da cidade, que provocaram o envenenamento de mais de 40 cães na região. Pelo menos sete animais morreram.
No ato, que aconteceu na tarde desta sexta-feira (14/06), foram apresentados aos tutores os projetos de lei municipal e federal que regulamentam a utilização deste tipo de substância. Um dos PLs, apresentado esta semana pelo deputado Marcelo Queiroz, em Brasília, prevê a coibição do uso da Aldicarbe (carbamato Aldicarb), conhecido popularmente como “chumbinho” como método de controle de pragas.
- Os casos de envenenamento servem de alerta sobre o uso indiscriminado de substâncias tóxicas. A minha proposta é incluir também as responsabilidades dos poderes públicos em relação à fiscalização e ao desenvolvimento de políticas públicas – explicou Marcelo Queiroz.
O caso está sendo investigado pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA).
Esse adora um holofote…
Pessoal tomou gosto por essa nova religião (digo, causa) animal… de quatro patas, cães e gatos em especial, frise-se… os pássaros continuam vendidos engaiolados, ou suas penas cortadas para não voarem… nisso tais defensores não veem crueldade alguma…