O Programa Reviva-Rio, dedicado a ações de acolhimento, recuperação e reinserção social e econômica de dependentes químicos na cidade, foi aprovado pelo plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro (CMRJ), nesta quarta-feira (26), em 2ª discussão. O PL 1312/2022, de autoria do vereador Vitor Hugo (MDB), seguirá para sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes (PSD).
Entre as abordagens oferecidas ao dependente químico estão o encaminhamento para avaliação médica e odontológica; elaboração de plano individual de atendimento, sendo proibido o isolamento físico do paciente; desenvolvimento de atividades educativas para a promoção do desenvolvimento pessoal; aplicação de projetos terapêuticos orientados para a prática da abstinência; entre outras iniciativas.
O vereador Vitor Hugo fez questão de frisar a importância da multidisciplinaridade do tratamento dos dependentes químicos, para evitar sofrimentos desnecessários e recaídas.
“Nosso objetivo é oferecer tratamento terapêutico e espiritual, com atividades multidisciplinares que envolvem esporte, arte e curso profissionalizante, através convênios e parcerias do Poder Público com entidades públicas e privadas. Mais do que acolher, buscamos promover a dignidade e a efetividade de direitos humanos”, disse o vereador.