Há 65 anos, um hotel localizado em uma das regiões históricas mais famosas do Rio de Janeiro vem recebendo hóspedes e guardando ricas memórias. Esse é o Hotel Novo Mundo, que fica na praia do Flamengo, Cidade Maravilhosa.
O projeto para a construção do Hotel Novo Mundo é de 1947. Os trabalhos duraram três anos, pois o presidente Gaspar Dutra queria que o prédio estivesse pronto antes da Copa do Mundo de Futebol de 1950.
No ano da Copa, o Hotel Novo Mundo foi inaugurado funcionando somente até o oitavo pavimento. Após o Mundial de futebol de 1950, a obra foi retomada e os quatro últimos andares concluídos.
“Algumas delegações de seleções que vieram jogar a nossa primeira Copa ficaram no Novo Mundo. Além disso, existe outra história forte desse local com o futebol: Pelé, que estava no Hotel dias antes de marcar o milésimo gol, deu de presente a placa comemorativa por esse feito para o Hotel Novo Mundo” conta o historiador Maurício Santos.
[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis apoia construções e iniciativas que visam o crescimento da Cidade Maravilhosa sem que as características mais simbólicas se percam.
De acordo com a comunicação do Novo Mundo, até hoje está placa comemorativa em homenagem ao gol de Pelé, marcado contra o Vasco, no Maracanã, em 1969, está exposta na recepção do Hotel.
Por conta da proximidade com o Palácio do Catete – Museu da República -, que por muito tempo foi sede do poder executivo nacional, o Hotel Novo Mundo sempre recebeu nossos chefes de Estado. Sobretudo Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. Presidentes mais recentes, como Luis Inácio Lula da Silva, e políticos como Leonel Brizola e Carlos Lacerda também já se hospedaram por lá.
Pessoas famosas não só se hospedavam no Hotel Novo Mundo, mas também moravam no prédio. Casos dos cantores Agnaldo Timóteo, Sergio Reis e Ângela Rô Rô.
O sucesso do Novo Mundo não é só nacional. O Hotel (entre outros estrangeiros badalados) recebeu Ricky Martin e o Duque de Bragança, Dom Duarte Pio de Bragança – que se hospedou diversas vezes no Hotel Novo Mundo.
“Uma entidade francesa doou um leão de bronze, esculpido por Henri M. Alfred Jacquemart, célebre escultor animalista e famoso por diversos monumentos em Paris. Cerca de um ano depois, a diretoria do Hotel encomendou nova peça idêntica com a intenção de colocar uma de cada lado da entrada do estabelecimento, onde permanecem até hoje” relata o site oficial do Hotel.
Autores como Jô Soares e Luiz Alfredo Garcia Roza já escreveram narrativas que se passam no Hotel Novo Mundo. Definitivamente, esse prédio tem história para contar.
[…] estão reclamando bastante de barulho na vizinhança. O problema, segundo eles, vem do antigo Hotel Novo Mundo, onde hoje funciona uma residência para estudantes. As informações foram publicadas no site […]